Ian Thorpe acabou com o mistério na noite desta terça-feira no Brasil (manhã de quarta em Sydney, na Austrália) e anunciou seu retorno às competições. Aposentado desde 2006, o australiano de 28 anos vinha nadando nos últimos meses para curar uma lesão no ombro provocada por uma fratura tripla na omoplata sofrida em 2008. Sua presença constante na piscina já tinha provocado as especulações quanto ao seu retorno.
- Nunca pensei que isso fosse acontecer, que estaria novamente nadando de forma competitiva. Estou feliz por voltar, mas também por ter ficado quatro anos longe das piscinas - disse Thorpe, revelando que seu retorno já estava decidido desde setembro do ano passado.
Nove vezes medalhista olímpico, sendo cinco de ouro, o australiano afirmou que seu foco nos treinamentos, que serão realizados na Europa e em Abu Dhabi, será os 100m livre, prova em que o brasileiro Cesar Cielo é campeão e recordista mundial em piscina longa. Quando competia, Thorpe se destacava nos 200m livre e 400m livre, provas de Thiago Pereira.
- Eu não voltei para a piscina somente para entrar em forma. Quero retomar o estágio em que eu estava quando competia - afirmou o australiano, que conquistou 11 títulos mundiais e quebrou 13 recordes mundiais, todos em piscina longa.
Com o anúncio feito agora, o Torpedo, apelido que ganhou no auge da carreira por conta de sua velocidade, obedece as regras de estar cadastrado no regime antidoping por pelo menos nove meses antes de voltar a competir pela seleção australiana. Sendo assim, não poderá disputar o Mundial de Desportos Aquáticos, em Xangai, na China, em julho, mas estará apto a competir na seletiva olímpica da Austrália, em março de 2012.
- Eu fui ver o local da natação na Olimpíada de Londres 2012 e vi que se trata de uma instalação extraordinária. Vi que ali eu poderia provar algo que não sentia há tempos. Vou fazer a preparação para Londres, mas posso continuar depois disso.