O Boca Juniors confirmou nesta quarta-feira (28) a classificação para a sua 17ª semifinal de Libertadores. Após golear a LDU por 3 a 0 em Quito, no jogo de ida das quartas de final, na semana passada, o time argentino garantiu a vaga com um empate sem gols nesta noite na Bombonera.
Classificado, o Boca poderá reencontrar o rival River Plate na semifinal. Os Millonarios enfrentam o Cerro Porteño nesta quinta-feira, no Paraguai, com uma confortável vantagem de 2 a 0 obtida em Buenos Aires. Boca e River, aliás, se enfrentarão no próximo domingo, às 17h, no Monumental de Núñez, pela Superliga Argentina. Será o primeiro confronto entre os dois clubes após a conturbada final da Libertadores do ano passado, que acabou decidida em Madri, na Espanha, e teve vitória millonaria por 3 a 1.
A goleada em Quito deixou o Boca com uma boa vantagem para o jogo desta noite na Bombonera. Mesmo assim, o time treinado por Gustavo Alfaro iniciou tendo logo três chances para abrir o placar. Na melhor delas, aos 14, o zagueiro Lisandro López subiu sozinho em escanteio batido por Mac Allister, mas mandou para fora. Um pouco antes, o centroavante Ábila já havia tirado tinta da trave em chute da entrada da área. A outra oportunidade argentina foi em chute de Capaldo, que o goleiro Gabbarini defendeu.
A LDU reagiu apenas aos 30 minutos, quando Ayovi conseguiu driblar o lateral Weigandt e chutou cruzado uma bola que passou perto. A chance fez o time equatoriano crescer no jogo, mas a melhora foi insuficiente para diminuir a grande vantagem argentina. Antes do intervalo, os dois times perderam jogadores. Na LDU, o lateral Christian Cruz sofreu uma grave lesão na perna ao tentar evitar um chute de Carlitos Tevez e deixou o gramado chorando. Logo depois, o argentino Salvio também se lesionou e foi substituído.
Se a etapa inicial já havia sido de poucas emoções, o segundo tempo teve um ritmo ainda mais lento. O Boca tratou de administrar a sua vantagem enquanto a LDU não teve forças para tentar a épica virada na Bombonera.
Com a classificação sendo conquistada de forma tranquila, o técnico xeneize Gustavo Alfaro teve mais uma má notícia. O centroavante Ábila sofreu lesão e precisou deixar o jogo. O treinador aproveitou os minutos finais para promover a estreia do italiano Daniele De Rossi na Libertadores. O volante, campeão do mundo pela Azzurra em 2006, entrou no lugar de Capaldo e sentiu o gosto de disputar seus primeiros minutos pela competição antes da semifinal.
Os holofotes estavam em De Rossi, mas foi outro veterano que mostrou sua qualidade nos minutos finais. Aos 40, Tevez deu um lindo passe e deixou Soldano na cara do goleiro Gabbarini, mas o centroavante acabou mandando para fora a oportunidade de dar a vitória ao Boca. A Bombonera, porém, já estava em festa com a vaga para a semifinal. Os xeneizes agora esperam pela classificação do River Plate na busca por uma revanche pela final perdida no ano passado.