Após a parada para a Copa América, a vida retorna ao normal para o futebol sul-americano. A bola já rolou pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão, resta apenas a tão esperada Libertadores. Dos representantes de Porto Alegre, o primeiro a entrar em campo é o Inter, diante do Nacional-URU, às 19h15min desta quarta-feira (24). Os números apontam para um confronto nada fácil para a equipe de Odair Hellmann.
Desde seu último confronto na competição, no empate em 1 a 1 com o Cerro Porteño pela fase de grupos, o Nacional entrou em campo em 10 oportunidades: seis jogos pelo Campeonato Uruguaio e quatro amistosos. Ao todo, foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas — um aproveitamento de 66,6%.
Durante a intertemporada, o Nacional viajou à Flórida, nos Estados Unidos, onde disputaram a Copa Gigantes da América contra o rival Peñarol e os colombianos América de Cali e Millonarios. No entanto, antes do primeiro jogo pelo torneio, fez dois amistosos de 50 minutos contra o Red Force, time local. Venceu ambos de goleada.
Confira os jogos do Nacional desde o último jogo da fase de grupos da Libertadores:
Antes da Copa América
- 12/5, Campeonato Uruguaio - Peñarol 1x1 Nacional
- 19/5, Campeonato Uruguaio - Nacional 1x0 Defensor
- 25/5, Campeonato Uruguaio - Rampla 0x3 Nacional
- 31/5, Campeonato Uruguaio - Nacional 1x0 Juventud
Durante a Copa América (Copa Gigantes da América)
- Amistoso - Red Force 0x5 Nacional
- Amistoso - Red Force 0x4 Nacional
- 4/7, amistoso - América de Cali (4)1x1(5) Nacional
- 6/7, amistoso - Peñarol 2x1 Nacional
Depois da Copa América
- 13/7, Campeonato Uruguaio - Nacional 1x2 Defensor
- 21/7, Campeonato Uruguaio - Danubio 1x2 Nacional