O Santos perdeu por 1 a 0 para o Nacional-URU, na noite desta terça-feira, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Leandro Barcia marcou pelo time uruguaio. Apesar da derrota, o Peixe se classificou para as oitavas de final da competição, pois o Real Garcilaso empatou por 0 a 0 com o Estudiantes
O Santos iniciou o jogo contra o Nacional já classificado para as oitavas de final da Libertadores, mas se mostrou com muita energia para tentar vencer os uruguaios fora de casa. Com espaço para trabalhar a bola, o time de Jair Ventura foi para cima dos donos da casa, que tiveram dificuldades para parar o lado esquerdo composto por Dodô e Rodrygo. Ambos foram alvos dos rivais, que deram fortes entradas e acertaram na marcação.
Ao longo da partida, o Santos caiu de rendimento. O time se mostrou desconcentrado, tanto que em certo momento a defesa santista achou que o árbitro havia marcado falta, porém, nada foi apitado. De Pena roubou a bola de Guedes e bateu forte no gol, mas errou.
Os santistas passaram a ser mais pressionados, mas seguiram buscando abrir o placar. Porém, Gabigol deu brecha e tentou cavar falta. Ele perdeu a bola para Romero, que criou a primeira chance clara. Vanderlei espalmou para um rebote, mas o uruguaio chutou na trave.
O Santos iniciou a segunda etapa da mesma forma que terminou a primeira: desatento. Em apenas cinco minutos, Fucile quase abriu o placar. O Nacional não saiu da área santista. Insistiu, pressionou, e o Peixe conseguiu afastar as bolas perigosas. Porém, a defesa não teve chance com as bolas aéreas e sofreu o gol após chute forte de Leandro Barcia.
Os brasileiros pareceram desistir da partida. O time da Baixada Santista não criou uma única chance clara durante os 90 minutos, enquanto os uruguaios deram muito trabalho ao Vanderlei. Foram apenas três finalizações do Santos contra 13 do Nacional.