Com muita facilidade, o Emelec venceu o Melgar por 3 a 0, no Estadio George Capwell, em Guayaquil, pela última rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. Os gols do triunfo equatoriano foram marcados por Orejuela, Quiñónez e Angulo. Com o resultado, Emelec garantiu a segunda colocação do grupo e consequentemente a vaga para as oitavas de final da competição.
O primeiro tempo começou com o Melgar assustando o Emelec após Barrientos arriscar de fora da área, mas o chute acabou passando longe do gol de Dreer. Atacando mais pelo lado direito, o time da casa teve uma boa chegada aos seis minutos com Caicedo, que mandou para área e a zaga desviou mal, exigindo uma defesa em dois tempos do goleiro Penny.
Leia mais:
Douglas Costa visita a Arena em noite de jogo pela Libertadores
Aos 18, Preciado fez o cruzamento pela esquerda, a bola passou por dois atacantes até encontrar Romario Caicedo, que dominou com o peito, mas se enrolou com Angulo e acabou chutando para fora. A pressão dos equatorianos só aumentava e, no lance seguinte, Mondaini ajeitou para o meia Gaibor, que se livrou de um marcador e chutou da entrada da área, mas manda sem direção.
Três minutos depois, Preciado recebeu pela ponta esquerda, ajeitou para o meio e chutou rasteiro, para boa defesa de Penny. No ataque seguinte, Caicedo recebeu cara a cara com o goleiro, mas Penny saiu bem do gol e fechando o ângulo para salvar o time peruano. De tanto atacar o Emelec conseguiu balançar a rede. Aos 27, Preciado cruzou para Orejuela que, livre na pequena área, se antecipou ao goleiro Penny e fez a festa do torcedor azul no George Capwell.
Perdido na partida, a equipe do Melgar não conseguia incomodar a defesa do seu rival e com isso acabava não tendo posse de bola suficiente para evitar o total domínio do Emelec. Aos 34, Mondaini cobrou falta para a área, a bola passou por todo mundo e sobrou para Preciado, que fez novo cruzamento e Orejuela cabeceou para fora. No último bom lance do primeiro tempo, Caicedo ficou com rebote na segunda trave e chutou forte sob o travessão peruano.
Com o objetivo de deixar o time mais ofensivo, o técnico Juan Reynoso, do Melgar, tirou o volante Gustavo Torres e promoveu a entrada de Emanuel Herrera na volta do intervalo. A tentativa acabou deixando o sistema defensivo ainda mais exposto e, logo aos quatro minutos, o Emelec ampliou o placar. Angulo recebeu de Orejuela e tocou para Pedro Quiñónez, que chutou de fora da área. A bola ainda foi desviada por Penny, mas bateu na trave e acabou entrando balançando a rede do Melgar.
A primeira chance clara da equipe peruana na partida aconteceu aos seis minutos, quando Barrientos deu grande passe para Herrera, que ganhou na velocidade e chutou cruzado da entrada da área, mas mandou para fora. Sofrendo com as investidas de Orejuela, o time visitante quase viu Gaibor marcar o terceiro após chute forte do meio-campista que foi defendido por Penny. No lance seguinte, foi a vez de Orejuela parar no experiente goleiro peruano.
Com total controle do jogo, os equatorianos passaram a administrar o resultado de 2 a 0. Dominando a possa de bola e não deixando o Melgar ter reação, o Emelec acabou ampliando o placar aos 34 minutos, quando Gaibor tocou na frente para Matamoros, que ajeitou de primeira para Angulo. O atacante invadiu a grande área e bateu na saída do goleiro para fazer 3 a 0.
Após o terceiro gol, o Emelec apenas controlou o relógio até o apito final do árbitro Leodan González. Mas antes houveram duas boas chances, sendo uma para cada lado. A primeira com Herrera que parou em Dreer e a segunda de Matamorros que não conseguiu passar por Penny.
* LANCEPRESS