O Brasil tem oito representantes na fase de grupos da Libertadores. Deles, seis estão na zona de classificação de seus grupos – apenas Atlético-PR e Chapecoense estariam eliminados hoje. Mas todos ainda estão na briga pelas vagas às oitavas de final da competição.
Leia mais:
Jornais chilenos exaltam vitória do Iquique: "Derrubou o gigante Grêmio"
Flamengo vence a Universidad Católica-CHI no Maracanã
San Lorenzo domina e vence o Atlético-PR na Arena da Baixada
Botafogo
Os cariocas estão em segundo lugar no Grupo 1, com sete pontos – três a menos do que o líder Barcelona de Guayaquil, mas quatro a mais do que Atlético Nacional e Estudiantes. Como já fez os dois jogos contra o líder, encara os rivais de baixo nas duas rodadas finais da chave e tem uma boa chance de classificação.
Santos
Foram apenas três rodadas até agora no grupo santista – a quarta ocorre na noite desta quinta-feira. O time da Vila Belmiro lidera o Grupo 2, com cinco pontos, e recebe o Santa Fe, vice-líder com quatro. The Strongest (4) e Sporting Cristal (2) se enfrentam antes na Bolívia.
Flamengo e Atlético-PR
Cariocas e paranaenses estão no Grupo 4. O Flamengo é o líder, com nove pontos em cinco jogos. O Atlético-PR está em terceiro, com sete, a mesma pontuação do vice-líder San Lorenzo. A Universidad Católica, com cinco, ainda tem chance de classificação. A rodada final será no dia 17, com jogos entre San Lorenzo x Flamengo e Universidad Católica x Atlético-PR.
Palmeiras
Os paulistas estão próximos da classificação, com 10 pontos em cinco jogos. O adversário na rodada da final é o Atlético Tucumán, terceiro colocado com sete pontos. O vice-líder é o Jorge Wilstermann, com nove. O Peñarol, com três, já está eliminado. O Palmeiras se garante com um empate ou até se perder por um gol de diferença, em casa, no dia 24.
Atlético-MG
O Galo está virtualmente classificado, mas uma vitória do Libertad sobre o Godoy Cruz nesta quinta-feira pode manter o grupo em aberto. O Atlético e Godoy dividem a liderança, com 10 pontos – mas os argentinos têm um jogo a menos. O Libertad tem quatro, também com um jogo a menos. O Sport Boys-BOL, com um ponto, está eliminado. No dia 16, o Atlético-MG encara o Godoy Cruz na rodada final.
Chapecoense
O Grupo 7 está em aberto. Depois de quatro rodadas, Lanús e Nacional-URU dividem a liderança, com sete pontos. Chapecoense e Zulia estão com quatro. Nas rodadas finais, a Chape enfrentará Lanús e Zulia. Para garantir a classificação, os catarinenses precisariam vencer os dois jogos – mas é possível se classificar com quatro pontos nos seis em disputa.
Grêmio
Apesar da derrota para o Iquique nesta quarta, o Grêmio tem chance de garantir a classificação nesta quinta. Para isso, torce para que o Guaraní-PAR não vença o Zamora na Venezuela. Se os paraguaios vencerem, ainda assim a classificação estará bem encaminhada, porque Guaraní e Iquique se enfrentam na última rodada, enquanto o Grêmio pega o lanterna Zamora na Arena.