A Universidad de Chile se propôs a não perder para o Libertad. E conseguiu. Em Assunção, no Estádio Nicolaz Leóz, o time chileno arrancou um empate de 1 a 1 e joga pelo placar sem gols para avançar à semifinal da Copa Libertadores. Já os paraguaios passam com qualquer empate maior do que um gol marcado (2 a 2, 3 a 3, 4 a 4 para cima). O próximo duelo está marcado para quinta-feira, dia 24, às 22h30min (horário de Brasília), em Santiago. Quem vencer, se classifica para enfrentar Boca Juniors ou Fluminense.
O jogo
O Libertad tomou a iniciativa enquanto que a Universidad de Chile parecia um tanto quanto tímida. Logo aos sete minutos, a atitude foi recompensada. Lance pela esquerda e centro rasteiro buscando Cáceres (reforço do Flamengo) completar para a rede: 1 a 0 para os paraguaios.
Depois, o panorama se inverteu. A La U passou a jogar mais no ataque, tentando se colocar como o time ofensivo que tanto encantou o continente sul-americano nas duas últimas temporadas. Porém, foram apenas duas boas chances. Ambas defendidas pelo goleiro Muñoz (duas grandes intervenções). Já o time paraguaio parou. Só ameaçou em dois contragolpes finalizados por Samudio. O primeiro ele errou feio e o segundo parou no goleiro Herrera.
Quando o Libertad resolveu voltar a jogar, no início da segunda etapa, sofreu um duro golpe. Lorenzetti chutou de forma despretensiosa. A bola bateu em Nasuti e matou o goleiro do time paraguaio. Um gol achado dos chilenos, que não tiveram momentos relevantes para justificar o tento.
Burruchaga tentou ainda fazer modificações para levar o time da casa à frente, mas faltou alguém para concluir. Final de jogo. Resultado ótima para La U e péssimo para o Libertad.
FICHA TÉCNICA
LIBERTAD 1 X 1 UNIVERSIDAD DE CHILE
Local: Estádio Nicolaz Leóz, em Assunção (PAR)
Data e hora: 16 de maio de 2012, às 19h30min (horário de Brasília)
Árbitro: Darío Ubriaco (URU)
Cartões Amarelos: Nuñez, Samudio, Cáceres, Benegas (LIB); González (UNI)
Cartão Vermelho: Hernandéz, 44'/2ºT (UNI)
Gols: Cáceres, 7'/1ºT (1-0); Lorenzetti, 10'/2ºT (1-1)
Vantagem chilena
Pela Libertadores, La U arranca empate em 1 a 1 com o Libertad no Paraguai
Partida teve gols de Cáceres, aos sete minutos do primeiro tempo, e de Lorenzetti, aos 10 do segundo
GZH faz parte do The Trust Project