
Atacante que fez brilhar os olhos de milhares de brasileiros com a camisa do Inter antes de se transferir para o futebol europeu, Walter acumulou boas atuações, gols importantes, mas também situações controversas no Beira-Rio. O jogador de 35 anos voltou aos noticiários nesta semana, ao falar que está chateado com o clube por não ter recebido a medalha do título da Libertadores até hoje.
Relembre a passagem de Walter pelo Inter
Sua estreia em 2008 veio logo depois de ser destaque do Colorado na Copa São Paulo. Os primeiros jogos daquela temporada pelo profissional fizeram a torcida acreditar que estava vendo um craque se consolidando. Porém, no ano seguinte, alguns problemas começaram a aparecer.
Afastado por indisciplina

Em abril de 2009, o atacante foi afastado por Tite, então técnico do Inter, por indisciplina. Ele havia abandonado a concentração revoltado pelo fato do treinador não tê-lo relacionado para um jogo contra o Guarani, pela Copa do Brasil.
Na ocasião, o técnico disse que "o Inter está acima do Walter," que era apontado como grande revelação do clube.
— Pedi desculpas ao Tite, isso não é coisa que se faça. Sei que errei — comentou Walter, na época.
Dias trancado no apartamento

Em meio à campanha do título da Libertadores de 2010, Walter chegou a "sumir". Em março, poucos dias depois da estreia colorada na competição continental, o atacante não apareceu para treinar no clube.
Walter estava trancado em seu apartamento. Ficou sem aparecer por quatro dias, e só autorizava o acesso de sua namorada à residência. Na época, o jogador voltou a se alimentar de forma irregular e abandonou a dieta feita pela nutricionista do Inter, Lenice Carvalho.
Ainda na base, o atleta já admitia dificuldades para manter o peso por "gostar de comer xis". Depois de toda a polêmica envolvendo os dias sem se apresentar no clube, foi vendido ao Porto, de Portugal.
Walter atuou até as quartas de finais da Libertadores 2010, e foi negociado durante a pausa para a Copa do Mundo. Na época, ele chegou a treinar em separado do grupo enquanto aguardava o desfecho das negociações — que se intensificaram após o jogador novamente não se apresentar para os treinamentos, em junho.
Gols na Libertadores

Apesar das polêmicas, Walter conseguiu ser importante dentro de campo no primeiro semestre de 2010. Logo na estreia da Libertadores, entrou na reta final contra o Emelec e deu a assistência para o gol de Alecsandro, que decretou a virada colorada (2 a 1).
Nos duelos seguintes, contra Deportivo Quito e Cerro fora de casa, o atacante não atuou. Mas foi titular no confronto com os uruguaios no Beira-Rio, e marcou um dos gols da vitória por 2 a 0.
Depois, começou entre os 11 na partida contra o Emelec, no Equador, que terminou em 0 a 0. Na última rodada, contra os equatorianos, ganhou novamente a chance de começar em campo e ajudou o time a vencer por 3 a 0.
Nas oitavas, até entrou contra o Banfield, na Argentina, quando o Inter perdeu por 3 a 1. Mas o destaque veio na volta, quando o segundo gol do 2 a 0 passou pelos seus pés, garantindo a classificação às quartas.
Contra o Estudiantes, Walter começou em campo na ida e no banco na volta, entrando durante o segundo tempo. Pouco fez, mas esteve em ação durante a classificação.
As atuações despertaram interesse do Porto, que pagou 6 milhões de euros para tirá-lo do Beira-Rio.
Números de Walter pelo Inter
- 45 jogos
- 11 gols
- uma assistência
*Produção: Nikolas Mondadori
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.