O Inter tem um novo alvo na próxima janela de transferências. Com a possível saída de Vitão para o futebol europeu, o clube vai em busca de um zagueiro. De acordo com o colunista de GZH Vagner Martins, a direção colorada tem interesse no mexicano Carlos Salcedo, atualmente no Cruz Azul. Salcedo está com 30 anos e tem contrato até junho de 2025 com o clube do México. O Cruz Azul toparia negociar o jogador por 2,5 milhões de euros (R$ 14,5 milhões). Caso seja contratado, o mexicano se juntaria a outros nove estrangeiros que compõem o elenco colorado.
Revelado nas categorias de base do Tigres, Salcedo deu seu primeiros passos no futebol profissional pelo Real Salt Lake, dos Estados Unidos, em 2013. Em janeiro de 2015, foi contratado pelo Chivas Guadalajara, onde ganhou projeção e acabou convocado para a seleção nacional. Com as boas atuações em sua terra natal, chamou a atenção da Europa e foi emprestado para a Fiorentina, da Itália, e depois para o Eintracht Frankfurt. Na Alemanha, teve bom desempenho, tanto que clube investiu 5 milhões de euros pelos direitos econômicos do zagueiro. Mas depois perdeu espaço em Frankfurt e regressou ao México.
Em julho de 2018, o Tigres aceitou pagar mais de 8 milhões de euros por Salcedo. O zagueiro, que retornava ao clube onde foi revelado, chegou com status de ídolo e participou das conquistas do Clausura, em 2019, e da Liga dos Campeões da Concacaf, em 2020. Foram 102 jogos com a camisa da equipe de Monterrey, onde foi companheiro de Enner Valencia, hoje atacante do Inter.
A saída do Tigres foi controversa. Conforme a imprensa mexicana, Salcedo forçou a transferência para o Toronto FC, do Canadá, em janeiro de 2022. Antes de chegar ao Cruz Azul, ainda passou pelo Juárez, também do México. No atual clube, é considerado um jogador importante na equipe de Martin Anselmi, ex-auxiliar técnico de Miguel Angel Ramírez, ex-treinador do Inter.
— Sei que está feliz no time da capital mexicana. No Juárez, recebia cerca de US$ 1,9 milhão, mas aceitou reduzir seu salário para jogar na atual equipe. Eles foram vice-campeões do Clausura, perderam para o América. A direção quer permanecer com seus jogadores importantes, mas se chegar uma boa oferta pode vender Salcedo. Considero que tem bom tempo de bola e um jogo aéreo forte — afirma Ricardo Cariño, jornalista que trabalha na ESPN México.
O jogador tem histórico na seleção mexicana, mas está fora dos planos do técnico Jaime Lozano. Apesar de ter disputado a Copa das Confederações de 2017 e a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, quando foi titular, Salcedo não é convocado desde 2021. Oficialmente, o zagueiro não teve uma despedida oficial da seleção. Em 2021, durante a Copa Ouro, teve uma discussão com Jorge Theiler, auxiliar do técnico Gerardo Martino. Embora o zagueiro tenha admitido o erro e pedido desculpas, nunca mais foi chamado, ainda que o comando técnico tenha mudado.
Salcedo seria uma reposição a Vitão, que tem sondagens da Espanha e da Inglaterra. O zagueiro de 24 anos tem vínculo com o clube gaúcho até 30 de junho, mas conforme apurado por GZH, ele já teria assinado um pré-contrato com o Colorado, que entraria em vigor em 1º de julho e terá duração de cinco temporadas (até julho de 2029). Porém, o clube trabalha com cautela em razão da ausência de regulamentação clara da Fifa sobre os jogadores de Rússia e Ucrânia que tiveram contratos suspensos durante a guerra entre os países.
*Colaborou Rafael Ramos
Quem é
- Nome: Carlos Joel Salcedo Hernández
- Idade: 30 anos (29/9/1993)
- Altura: 1m89cm
- Naturalidade: Guadalajara, México
Carreira
- Real Salt Lake-EUA (2013): 25 jogos/1 gol
- Chivas Guadalajara (2014-2015): 60 jogos/1 gol
- Fiorentina (2016-2017): 20 jogos
- Eintracht Frankfurt (2017-2018): 32 jogos
- Tigres (2018-2022): 102 jogos/7 gols
- Toronto (2022): 15 jogos
- Juarez (2022): 31 jogos
- Cruz Azul (2023): 36 jogos
Fonte: O Gol