No entardecer desta terça-feira (7), no Parque Pontal, quase despercebido entre as centenas de voluntários, se movimentava Eduardo Bauermann. O zagueiro, que cumpre afastamento por envolvimento com apostas esportivas, atua como auxiliar veterinário na recepção de pets. Ele pediu união dos gaúchos e revelou ajuda de outros jogadores neste momento.
Gaúcho de Estância Velha, revelado pelo Inter, mas com passagens por equipes brasileiras como Santos, América-MG e Atlético-GO, está afastado da profissão até o próximo mês. Ele foi punido por envolvimento com apostadores na chamada "Operação Penalidade Máxima". O zagueiro foi punido no STJD com 360 dias de afastamento e pagou R$ 35 mil.
Eduardo conversou rapidamente com GZH sobre suas ações para colaborar de alguma forma com o momento enfrentado pelo Estado. Desde então, virou rotina ser voluntário:
— Todos os dias ajudo uma instituição e venho para os resgates à beira do Pontal. Acho que é o momento de unirmos as nossas forças e ajudarmos da maneira que podemos. Tem alguns já que estou ajudando, creio que se cada um fizer um pouquinho, vai ser o suficiente para que possamos dar a volta por cima e reconstruirmos o nosso Estado - considera.
Curiosamente, ele está designado para a função de auxiliar veterinário. No Pontal, que nos último dias atendeu mais de mil pessoas em resgates, Bauermann consegue controlar os cães pelos atributos físicos:
— Eles precisam de pessoas que entrem no rio para tirar os cachorros de portes grandes dos botes e levá-los para o veterinário. Como chega bastante pastor alemão, pitbulls e rottweilers precisam de alguém mais forte para tirar os cachorros. Também ajudamos as pessoas dos botes da maneira que a gente pode — explicou.
Nos últimos dias, diversas personalidades agiram para colaborar de alguma forma com as buscas. Jogadores não ficaram de fora. Bauermann chegou a encontrar com Thiago Maia, atual volante colorado, e revelou ajuda do ex-atacante gremista Everton Cebolinha, hoje no Flamengo:
— Ontem (segunda-feira), quando estava no Sarandi, também ajudando no resgate dos animais, encontrei o Thiago Maia, jogamos juntos na Seleção, ele estava ajudando. Fico feliz com a nossa classe dos atletas profissionais se unindo quando a gente mais precisa. Ainda mais o Thiago que não é gaúcho, mas está no Inter, e está nos ajudando. Conversei com Everton, do Flamengo, está ajudando bastante para sairmos da situação que nos encontramos hoje — finalizou.