O sonho dos irmãos Poppe chega aos 115 anos. Eles não devem ter imaginado, naquele 4 de abril de 1909, quando assinaram a ata de fundação do Sport Club Internacional que, passado mais de um século, uma década e meia, a instituição movimentaria essa multidão. Que despertaria tanta paixão. O amor, a raiva, a alegria, a tristeza, a fé, a esperança, a inclusão. O colorado é tudo isso. Às vezes ao mesmo tempo.
Para o 115º aniversário, convidamos torcedores a celebrar a data e pedir um presente. A festa oficial será em 19 de abril, com a Noite Gigante, no Beira-Rio, e show de Xande de Pilares. Mas todos querem algo ainda maior, mesmo que precise esperar até o final da temporada.
As mensagens
Abel Braga
Técnico campeão mundial
Quero parabenizar esse grande clube porque estive tantas vezes aí, sei o tamanho desse clube. São 140 mil associados, o que não é banal, precisa ser estudado. Quem faz parte desse mundo colorado sabe que cada dia é um desafio, que cada jogo é uma guerra e que a ambição tem de perdurar. Nós, torcedores, estamos chateados por não termos ido à decisão do Gauchão. O empate fora de casa na Sul-Americana faz parte, essas competições são assim mesmo, lá na frente pouco vai importar. O Inter tem um ótimo treinador, ótimos jogadores, líderes. Tudo vai voltar ao normal. São 115 anos de histórias, que começaram lá atrás, com torcedores colocando tijolo a tijolo. Todo colorado tem orgulho de dizer que torce para o Inter.
Fabrício Carpinejar
Jornalista e colunista de GZH
Nesses 115 anos, o que todo colorado espera é volta olímpica, faixa no peito, caneco na estante, premiação na conta, avenida Goethe lotada de vermelho e branco.
Armandinho
Cantor
O Inter é o cordão umbilical que me mantém alimentado da cidade que amo, Porto Alegre. Todos os dias escuto as notícias e é uma forma de matar a saudade. O Inter é sagrado. Sou simplesmente um torcedor da arquibancada, que passou pelos anos mais difíceis. Me lembro de jogos no inverno, pagando menos para ficar atrás do gol. Tivemos de ser muito colorados para suportar. Somos a resistência, apoiamos o Inter de muito longe, de forma linda. De tão colorados que somos, moramos naqueles prédios em escadinha da frente ao estádio. Quando vou para lá, tenho o prazer de ver o pôr do sol e as luzes coloridas do Beira-Rio.
Clóvis Tramontina
Empresário
Nos grandes momentos do nosso clube desses 115 anos, pude estar presente. No Mundial, nas três títulos do Brasileirão, na Copa do Brasil. É uma alegria ser colorado. O Inter é grande e vai ser cada vez maior. Ultrapassamos a marca de 140 mil associados. Viva o Inter, parabéns e vida longa. Quero pedir calma aos colorados. Nós vamos voltar a ser campeões. Tenho um neto colorado e vou dar o recado para ele: "Leonardo, fica tranquilo, tu vais ter muitas alegrias da vida, como teve teu avô, tá bom?".
Mari Brechane
Miss Universo Brasil
Esse ano, estou com muitas expectativa para buscar títulos. Nossa diretoria fez boas contratações, algumas das melhores dos últimos anos. Sou colorada apaixonada, acompanho todos os jogos. Estou com uma energia gostosa, com esperança de sermos campeões do que estamos disputando, especialmente o tão sonhado Brasileirão.
Paulo Pimenta
Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Sou colorado, de uma família colorada, tenho uma enorme expectativa para um ano de glórias, vitórias. Que possamos comemorar os 115 anos levantando troféus e fortalecendo nosso time e nossa paixão.
Valdomiro
Jogador que mais vestiu a camisa do Inter
Sou pior do que o torcedor, não gosto de ver meu time sem ganhar títulos. Temos de ser campeões. Não deu no Gauchão, mas ainda tem outros campeonatos pela frente. A direção contratou nomes de qualidade, o time é forte. Os jogadores têm de querer muito, não pensar só em dinheiro. Gostaria que esse time me desse o Campeonato Brasileiro. É um sonho de todos os torcedores. E os atletas vão entrar na história.