O Inter conhecerá, nesta terça-feira (30), o seu primeiro adversário na Copa do Brasil 2024. A partir das 15h, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará, em sua sede no Rio de Janeiro, o sorteio dos duelos da primeira fase: serão conhecidos 40 jogos entre 80 equipes. O evento terá transmissão ao vivo da CBF TV. GZH também acompanhará o sorteio. A primeira fase da competição será entre 21 e 28 de fevereiro
O Colorado busca o seu segundo título, já que foi campeão em 1992 quando bateu o Fluminense. Em 2019, o clube amargou o vice, ao perder para o Athletico, em casa. Em 2024, além do time do Beira-Rio, outros quarto times gaúchos vão conhecer o rival de início desta caminhada na competição nacional: Juventude, Caxias, Ypiranga e São Luiz. A competição terá na terceira fase, o ingresso de outros 12 times, dentre eles, o Grêmio, que foi vice-campeão do Brasileirão e jogará a Libertadores.
Como terminou 2023 em 11º no ranking da CBF, o time de Eduardo Coudet está no pote A, junto de clubes das Séries A e B do Brasileirão. O Inter, que nesta primeira fase fará o duelo longe do Estádio Beira-Rio, enfrentará um dos integrantes do pote E: ASA-AL, Real Noroeste-ES, União Rondonópolis-MT, Moto Club-MA, Maringá-PR, Sousa-PB, Fluminense-PI, Águia de Marabá-PA, Cianorte-PR e Marcílio Dias-SC.
Confira o momento de cada time
ASA-AL
Tem quatro pontos em três jogos no Campeonato Alagoano, com uma vitória, um empate e uma derrota. Disputará a Série D em 2024. O jogador mais conhecido é o atacante Júnior Viçosa, ex-Grêmio.
Sousa-PB
Em duas rodadas no Campeonato Paraibano, tem uma vitória e uma derrota. A equipe do interior manda seus jogos no Estádio Marizão. Disputará a Série D em 2024. O destaque do time é o meia Wilson Potiguar.
Real Noroeste-ES
No Campeonato Capixaba, tem uma vitória e uma derrota. O time é de Águia Branca, no interior do Espírito Santo. A equipe tem como jogador mais conhecido o atacante Nathan Cachorrão, ex-Inter e Brasil-Pel. Está na Série D.
Fluminense-PI
O Fluminense do Piauí manda seus jogos no Estádio Albertão, em Teresina. Disputará a Série D em 2024. E, no atual campeonato estadual, perdeu duas partidas e ganhou uma. O principal reforço da temporada foi o atacante Jefferson Ferreira, emprestado pelo Bragantino.
União Rondonópolis-MT
Velho conhecido da torcida colorada, o União foi o primeiro adversário da campanha do vice da Copa do Brasil de 2009. A equipe de Rondonópolis tem 100% de aproveitamento no Campeonato Matogrossense. O técnico é Luciano Dias, ex-zagueiro do Grêmio nos anos 1990.
Águia de Marabá-PA
A equipe de Marabá, interior do Pará, ainda não venceu no Campeonato Estadual. Disputará a Série D e também a Copa Verde. O técnico do time é Rafael Jaques, ex-centroavante do Grêmio e figura conhecida no interior gaúcho já como treinador.
Cianorte-PR
O Cianorte, que manda os jogos na cidade homônima, está com boa campanha no Campeonato Paranaense. Foram três vitórias e uma derrota em quatro partidas. Guilherme Beléa, ex-Ypiranga e Brasil-Pel, é um dos jogadores mais conhecidos. Está na Série D.
Maringá-PR
O time somou oito pontos em quatro jogos no Campeonato Paranaense, está invicto e com ataque poderoso, de oito gols. Seu resultado mais expressivo foi o empate em 1 a 1 com o Athletico-PR na Arena da Baixada. Está na Série D do Brasileirão.
Marcílio Dias-SC
É o único oponente que não disputará divisão nacional após o Estadual. O time de Itajaí seria a viagem mais curta possível para o Inter. No Campeonato Catarinense, são duas vitórias e duas derrotas. A figura mais conhecida é Juninho Tardelli, irmão do atacante Diego Tardelli.
Dentre os possíveis adversários, o mais próximo é o Marcílio Dias, de Santa Catarina, que obrigaria o Colorado a viajar cerca de 428 quilômetros. Já o caminho mais longo seria até São Luís, do Maranhão, caso o sorteio coloque o Moto Club no caminho do Inter.
Confira, abaixo, a distância das possíveis viagens.
*Com informações de Rafael Diverio