A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Brigada Militar (BM) e o Inter divulgaram na tarde desta terça-feira (3) como será o esquema de trânsito e transporte para a chegada de torcedores para o confronto com o Fluminense nesta quarta-feira (4), às 21h30min, no Beira-Rio. O duelo, que vale vaga na final da Libertadores da América, tem todos os ingressos vendidos.
A avenida Padre Cacique será fechada a partir das 18h30min para a chegada da delegação do Inter, quando é espera a realização, por parte da torcida, do movimento "ruas de fogo" em apoio aos jogadores. Ela ficará bloqueada pelas autoridades até às 20h30min Das 19h até às 19h45min, o acesso de veículos ao Beira-Rio será somente pela avenida Edvaldo Pereira Paiva com a chegada ao Edifício Garagem pela rua Nestor Ludwig. A entrada pela rua Fernando Lúcio da Costa ao estacionamento também ficará bloqueada entre 19h e 19h45min.
Ao fim do jogo, a Edvaldo Pereira Paiva terá fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos. A EPTC orienta os motoristas com destino a Zona Sul a evitarem a Edvaldo Pereira Paiva e a Padre Cacique a partir deste horário. Érico Veríssimo, Avenida Tronco e Terceira Perimetral são alternativas para esse período.
Transporte público
Uma linha especial de ônibus e duas lotações começarão a circular a partir das 18h30min. Além delas, a EPTC destaca que mais 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio.
Como será o transporte
F993 Futebol Beira-Rio
Oito veículos sairão do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em direção ao estádio, com a primeira viagem às 18h30. Após a disputa, mais oito veículos partirão da rua Nestor Ludwig, com desembarque no Largo Glênio Peres.
Lotação
A partir das 19h30, as linhas 10.4 — Ipanema e 10.52 — Guarujá/Ponta Grossa via Cavalhada sairão da rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro, em direção ao estádio. Os veículos também partem no sentido bairro-Centro, com a linha 10.4 saindo da rua Oddone Marsiaj, no bairro Hípica, e a linha 10.52 do terminal da rua Gentil Claudionor de Souza, próximo da rótula da avenida Juca Batista com a Estrada Chapéu do Sol.
Após o jogo, com embarque na rua Nestor Ludwig, a linha 10.4 — Ipanema segue até o bairro Hípica e a linha 10.52 — Guarujá vai até a Ponta Grossa e o Chapéu do Sol. A linha 10.6 — Restinga também será opção para os torcedores após a partida, com desembarque final na rua Alberto Hoffmann, junto ao Hospital Restinga.
Trensurb
O Trensurb informa que o serviço de trens seguirá funcionando uma hora após o final da partida — com espera caso haja disputa por pênaltis. A Estação Mercado, a mais próxima do estádio, fechará primeiramente no horário normal, às 23h20, mas reabrirá para atender aos torcedores.
Os trens prestarão serviço conforme a demanda até o fechamento da estação. As demais estações do metrô fecharão no horário normal e irão funcionar apenas para o desembarque durante o período de extensão do horário de circulação dos trens.
Segurança
A orientação da Brigada Militar é que o torcedor chegue antes das 18h30min no entorno do Beira-Rio, em virtude do bloqueio da avenida Padre Cacique entre às 18h30min e às 20h. Os 4 mil torcedores do Fluminense serão escoltados pelo Batalhão de Choque — serão cerca de 30 ônibus e veículos avulsos.
Caso exista a necessidade, as autoridades poderão promover bloqueios de vias de forma temporária. A recomendação para quem não estiver ligado ao jogo é utilizar vias alternativas e evitar a Borges de Medeiros, a Padre Cacique e a Edvaldo Pereira Paiva.
Serão cerca de 600 policiais envolvidos na operação desta quarta — do CPC na parte externa trabalharão 300 policiais militares mais 80 conjuntos de cavalaria. Na interna, o efetivo está previsto para 220 policiais.