Com a derrota para o Flamengo, por 1 a 0, no último domingo (22), o Vasco voltou a figurar no Z-4 do Brasileirão. Mesmo com o prejuízo na tabela, o clube carioca segue confiante de que pode evitar o rebaixamento à Série B. O principal motivo é o trabalho do técnico Ramón Díaz, que conseguiu organizar uma equipe que parecia totalmente perdida na atual temporada.
Os números confirmam a ascensão sob comando do treinador argentino. O Vasco tem a sexta melhor campanha do returno, com 14 pontos conquistados em 21 disputados. Foram quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Com 13 gols marcados, ostenta o segundo melhor ataque no período, ao lado de Bragantino, Athletico-PR e Inter.
— O otimismo que eu tenho é o otimismo que os jogadores têm, que a torcida tem. O Vasco tem competido muito bem. Contra as equipes grandes teve um bom nível. Então, esse otimismo nos faz acreditar que vamos competir até o final e não vamos cair — destacou Ramón Díaz após o revés para o Flamengo.
Outro fator que reforça a esperança, principalmente para o duelo diante do Colorado, é o retrospecto recente em São Januário, local da partida desta quinta-feira (26), às 19h. Nos últimos quatro jogos em casa, os vascaínos saíram vitoriosos em três.
A base do time, com dois ex-jogadores do Inter como titulares, casos do volante Zé Gabriel e do meia Praxedes, deve ser mantida. O também meio-campista Marlon Gomes, com uma lesão na coxa esquerda, e o atacante Rossi, com um edema na coxa direita, não têm retornos garantidos.
Sendo assim, a provável escalação do Vasco tem Léo Jardim; Paulo Henrique, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes; Gabriel Pec, Vegetti e Payet.