Mano Menezes foi demitido pelo Inter nesta segunda-feira (17). O técnico não resistiu à sequência de três partidas sem vitória no Brasileirão. Na passagem pelo Colorado, desde abril de 2022, o treinador somou eliminações traumáticas na Sul-Americana, na Copa do Brasil e no Gauchão.
Confira cinco nomes no mercado que podem aparecer na casamata colorada
1)Rogério Ceni
Por muitos, é considerado um dos profissionais mais promissores da nova geração de treinadores brasileiros. Por outros, no entanto, ainda precisa mostrar evolução no relacionamento com os jogadores. A carreira como técnico iniciou em 2017, no São Paulo, clube onde foi ídolo como atleta.
Ganhou destaque durante a passagem pelo Fortaleza. Por lá, venceu dois campeonatos estaduais e uma Série B. Em 2020, assumiu o Flamengo e conquistou o Brasileirão, justamente em uma disputa contra o Inter até a última rodada. Mais recentemente, foi demitido do São Paulo no dia 19 de abril, em razão das críticas ao desempenho da equipe paulista.
2) Roger Machado
Seu último trabalho foi no Grêmio, durante a Série B, na temporada passada. Pesa contra a escolha a identificação com o maior rival, onde foi jogador e teve duas passagens na casamata. Em outras ocasiões, questionado sobre a chance de comandar o Colorado, não afastou a possibilidade.
Também passou por Atlético-MG, Palmeiras, Bahia e Fluminense, sem emplacar bons trabalhos. O futebol baseado no toque de bola ficou de lado, dando lugar a uma proposta mais vertical.
3) Hernán Crespo
Campeão paulista com o São Paulo, em 2021, e da Sul-Americana pelo Defensa y Justicia, em 2020, Hernán Crespo seguiu sua carreira com novos títulos no Catar. No comando do Al-Duhail desde março do ano passado, ele conquistou três taças no clube. O Inter, no entanto, seria uma oportunidade para Crespo retornar ao Brasil.
Em entrevista à ESPN durante a Copa do Mundo, Crespo foi questionado sobre sua passagem pelo São Paulo e disse ter certeza de que um dia voltará a trabalhar no futebol brasileiro.
— Eu nunca vou falar que vou encerrar um capítulo no São Paulo. O clube ficou dentro de meu coração. Eu não sei na vida o que pode acontecer, talvez voltar ao Brasil em outro time, não sei, mas seguramente vou voltar (ao Brasil) — afirmou.
4) Eduardo Coudet
Técnico que teve uma saída polêmica em 2020, Eduardo Coudet deixou admiradores no Beira-Rio, um deles o presidente Alessandro Barcellos. Ainda que não tenha vencido Gre-Nais e sido eliminado do Gauchão antes da final, o argentino comandou o Colorado em boas campanhas nos torneios mais importantes.
Quando deixou o Inter, em novembro de 2020, Coudet comandava um time que liderava o Brasileirão e estava ainda vivo nas disputas de Libertadores e Copa do Brasil.
5) Martín Anselmi
Auxiliar de Miguel Ángel Ramírez, exercendo a função no Inter em 2021, virou treinador em 2022. Desde lá, fez bom trabalho no Unión La Calera, antes de ser contratado pelo Independiente del Valle. Pelo time do Equador, conquistou a Sul-Americana diante do São Paulo.
Tem pouca experiência na função. Contudo, já conhece o futebol brasileiro, ainda que tenha permanecido por poucos meses. Seria aposta arriscada, ainda mais em virtude do cenário de pressão vivido Colorado por conta da falta de títulos.