![Anselmo Cunha / Agência RBS Anselmo Cunha / Agência RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/6/7/0/0/8/5/4_6e2df1735813713/4580076_c702971b86cea43.jpg?w=700)
Titular da posição no Inter desde que chegou ao clube, Renê já atuou em 18 das 21 partidas no Colorado na temporada de 2023. O lateral-esquerdo é um dos alicerces da equipe de Mano Menezes, principalmente defensivo, além de ser um dos jogadores mais regulares do elenco colorado.
O atleta desembarcou em Porto Alegre no meio do ano passado, depois de uma passagem vitoriosa no Flamengo, onde conquistou Libertadores, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil, Brasileirão e campeonato carioca. Em entrevista para o "Paredão do Guerrinha", da Rádio Gaúcha, ele falou sobre o jejum de títulos do Inter — não vence um grande título desde 2011, quando foi campeão da Recopa Sul-Americana.
— A gente terminou o Brasileirão bem, reforçamos o elenco, mas tem a pressão de muito tempo sem ganhar. A tendência era jogar o mesmo futebol do ano passado, mas a gente sabe que tem coisas que não encaixam. Eu vejo nossa equipe pronta, mas falta um detalhe ou outro. Desde que perdemos para o Caxias, já estamos jogando um futebol mais envolvente. Estamos criando uma casca, passei por isso no Flamengo — explicou.
O lateral também falou sobre sua chegada ao Inter na temporada passada. Apesar dos títulos, Renê não vinha atuando no Flamengo em virtude da concorrência com outros atletas na posição.
— Precisava me desafiar, estava em uma zona de conforto. Veio a proposta do Inter e eles já tinham me procurado outras duas, três vezes, desde a época do Sport. Foi um clube que sempre teve meu respeito. Falei para a minha esposa e que eu estava disposto, foi onde rompi com o Flamengo e vim na expectativa de ter mais minutos e fazer história com a camisa do Inter — disse, dizendo como foi a saída do time carioca:
— Eles vieram atrás, mas aí não deu certo pois não me liberaram por lá. Joguei o primeiro jogo, depois não joguei mais, voltei, ele (Paulo Sousa) me elogiou, mas quando chegou nas semifinais e finais do estadual, ele me deixou fora do jogo e eu não entendi bem. Logo uma semana depois contrataram o Ayrton Lucas, então o Inter veio de novo e aí aceitaram 15 dias depois, não teve muita novela.
O camisa 6 pode ser um dos jogadores poupados por Mano Menezes para o confronto contra São Paulo, no Morumbi. Ele vem sendo um dos atletas mais utilizados pelo treinador na temporada.