Após a eliminação no Gauchão, a direção do Inter tenta remobilizar o grupo para a estreia na Copa Libertadores, na próxima semana. A avaliação interna é de que o plantel colorado ainda é curto para as competições previstas ao longo da temporada. Por isso, a principal prioridade dos dirigentes hoje é reforçar o elenco. De preferência, antes do fechamento da janela de transferências de verão, no dia 4 de abril.
Nos bastidores, os dirigentes avaliam que o time de Mano Menezes é qualificado e apresentou boas atuações no Gauchão, inclusive na semifinal contra o Caxias, neste domingo (26), apesar do resultado negativo. Contudo, na hora das substituições, o entendimento é de que faltam no banco de reservas opções com a mesma qualidade dos titulares. Esse é o problema que os dirigentes tentam resolver para Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Por isso, o Inter prioriza a contratação de um primeiro volante e um meia direita, que possam disputar posição com Gabriel, ainda em recuperação de lesão, e Mauricio. Contudo, não há a garantia de que a direção conseguirá contratar esses atletas antes do fechamento da janela. Caso o clube não tenha êxito, o desafio será fazer uma boa campanha na fase de grupos com o elenco atual, qualificando-o apenas na janela de inverno, no dia 3 julho, de olho nas oitavas de final.
Para o segundo semestre, já é certo que o Inter contará com o volante Aránguiz e o atacante Enner Valencia, que já têm pré-contrato assinado com o clube. É buscado ainda um primeiro volante, sendo que o principal alvo segue sendo Gustavo Cuéllar, do Al-Hilal-SAU. A direção tenta ainda anunciar um meia direita, mas esbarra nas dificuldades financeiras do clube e na concorrência com rivais com maior poder de investimento.
Hoje, há uma atenção especial ao aspecto anímico. Os dirigentes entendem que uma boa performance na fase de grupos da Libertadores resgatará a autoestima dos atletas e da torcida, enquanto o ciclo de contratações não é encerrado.
A segunda (27) foi de folga para o grupo colorado, e a reapresentação está prevista para esta terça (28), no CT do Parque Gigante.