As Gurias Coloradas sofreram a primeira derrota no Brasileirão Feminino. Neste sábado (4), na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, elas perderam para a Ferroviária pelo placar de 2 a 1. Os gols das adversárias, anotados por Lelê, ex-Inter, e Raquel, saíram no primeiro tempo. Belén Aquino, na etapa final, conseguiu descontar.
Na próxima rodada, o Colorado vai enfrentar o Real Brasília. O jogo está marcado para o sábado (11), às 11h, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.
Contra a Ferroviária, o técnico Maurício Salgado promoveu mudanças no time. A principal delas foi Priscila entre as titulares, depois dos dois gols marcados diante do Athletico-PR. Sem Djeni, poupada, a escalação começou com: Gabi Barbieri; Roberta, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Fany Gauto, Pati e Sandoval; Priscila e Belén Aquino.
Os primeiros minutos foram de poucas finalizações. A chance mais clara do Inter foi aos 20 minutos, com rede balançando. Em cobrança de escanteio pelo lado direito, Fabiola Sandoval apareceu na segunda trave e conseguiu o cabeceio para o gol. No entanto, a arbitragem marcou irregularidade no lance por falta de Bruna Benites em cima da goleira Luciana.
Logo depois, as Gurias Coloradas tiveram nova oportunidade de abrir o placar. Em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, com Sandoval e Aquino, Fany Gauto foi acionada no meio e chegou batendo da entrada da grande área. O chute acertou a travessão da goleira Luciana.
A resposta da Ferroviária veio aos 28 minutos. Pelo lado esquerdo, Barrinha fez o cruzamento rasteiro para a grande área, Sochor recebeu e fez o passe para Mylena Carioca chegar batendo. Para a sorte do Inter, a finalização desviou na defesa e saiu em escanteio.
A chegada anterior inaugurou o momento de pressão da Ferroviária no jogo. Aos 31, Raquel fez passe em diagonal para Lelê, que corria em direção à grande área. Isa Haas chegou no momento em que a atacante adversária ensaiava o avanço da jogada.
Depois de uma sequência de jogadas para a área, as mandantes conseguiram acertar o alvo. Aos 36 minutos, em jogada que começou com Raquel pelo lado esquerdo, Mylena Carioca cruzou para dentro da área para a chegada de Lelê. A atacante bateu de chapa e Barbieri tentou espalmar, mas o movimento saiu errado, e a bola morreu nos fundo das redes. Na "lei da ex", a Ferroviária saiu na frente.
O Inter seguiu em busca do ataque. Tentou o empate com o chute de longe de Fany Gauto, mas a bola chegou fraca e só passou pelo lado esquerdo da trave. Quando ensaiava uma tentativa de reação, veio o segundo gol adversário. Aos 43 minutos, no bate-rebate dentro da grande área, Lelê fez belo domínio e bateu para o gol. A bola explodiu na trave esquerda e voltou para a pequena área, onde Raquel estava colocada para empurrar para dentro das redes e garantir a vantagem na primeira etapa.
Com o placar desfavorável, as Gurias Coloradas voltaram do intervalo com uma alteração: Roberta saiu para o ingresso de Tamara Bolt. Em poucos minutos, a mudança provocou efeito. Foi dos pés daquela que havia acabado de entrar que saiu o passe do gol.
Pelo lado direito, Fany Gauto levou o Inter ao ataque e passou para Tamara. A camisa 18 encarrou a marcação e conseguiu ir até a linha de fundo para fazer o cruzamento para Belén Aquino. A uruguaia recebeu na grande área, dominou e bateu no canto direito de Luciana, que só viu a bola morrer no fundo das redes. Era o gol de desconto aos 4 minutos.
O Inter seguiu no ataque. Aos 11, na bola longa de Pati, Sandoval apareceu no ataque e concluiu do jeito que deu, mas a bola saiu por cima do gol. Aos 13, a trave impediu novamente o gol de Fany Gauto. O chute de dentro da área acertou o travessão e ainda bateu nas costas da goleira Luciana, mas a bola saiu para a linha de fundo.
Aos 24 minutos, a Ferroviária quase ampliou. Em cobrança de escanteio, Luana conseguiu cabecear, e a bola balançou as redes, mas pelo lado de fora. Mesmo com as quatro mudanças ao longo da etapa final, com as entradas de Analuyza, Mileninha, Carol Gil e Marzia, o Inter não mudou o cenário.
O placar final terminou em 2 a 1 para a Ferroviária, decretando a primeira derrota no Brasileirão. Para recuperar os pontos, as Gurias Coloradas terão o próximo compromisso como mandantes.
Brasileirão Feminino – 2ª rodada – 4/3/2023
FERROVIÁRIA (2)
Luciana; Karina (Nicoly, 12'/2º), Camila, Luana e Barrinha; Ingryd (Day Silva, 38'/2º), Aline Gomes e Raquel; Patrícia Sochor (Suzane, 21'/2º), Mylena Carioca (Cuesta, 21'/2º) e Lelê (Eudimilla, 38'/2º). Técnica: Jéssica de Lima.
INTER (1)
Gabi Barbieri; Roberta (Tamara Bol,intervalo), Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha (Carol Gil, 26'/2º); Capelinha, Fany Gauto (Analuyza, 25'/2º), Pati (Marzia, 35'/2º) e Sandoval; Priscila (Mileninha, 25'/2º) e Aquino. Técnico: Maurício Salgado.
GOLS: Lelê, aos 36, e Raquel aos 43 minutos (F); Belén Aquino (I), aos 4 minutos, do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Camila e Ingrid (F); Bruna Benites (I)
ARBITRAGEM: Marianna Nanni Batalha, auxiliada por Marcela de Almeida Silva e Patricia Carla de Oliveira
LOCAL: Fonte Luminosa, em Araraquara