As Gurias Coloradas voltaram a vencer no Brasileirão Feminino. Em jogo válido pela terceira rodada, a equipe triunfou sobre o Real Brasília, por 2 a 0, neste sábado (11), no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. A atacante Priscila e a zagueira Isa Haas anotaram os gols.
Com o resultado, o Colorado voltou à zona de classificação. Momentaneamente, é o quarto colocado, somando seis pontos. O próximo compromisso será contra o São Paulo. A partida está marcada para o próximo domingo (19), às 19h, em Cotia.
Manutenção da escalação
O time entrou em campo com a mesma formação da rodada anterior, na derrota para a Ferroviária. Era mais uma oportunidade para que o novo ataque, com Priscila e Aquino mais adiantadas e Sandoval jogando mais pela extrema, fosse testado.
As onze iniciais foram Gabi Barbieri; Roberta, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha, Pati Llanos e Fany Gauto; Fabiola Sandoval, Belén Aquino e Priscila. No banco de reservas, Zóio foi a novidade. A volante voltou a ser relacionada após a lesão de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo. Curiosamente, sua última partida havia sido contra o Real Brasília, em maio de 2022.
Jogando no CT de Alvorada, foi a primeira partida no Brasileiro com a presença de torcedores na temporada. A escolha do local foi justamente para ter a liberação do público, já que o Sesc apresentou problemas na documentação.
Com jogo rolando, o Inter começou os primeiros minutos com mais presença no ataque. As chances iniciais começaram pelo alto. Aos 3 minutos, após a bola ser alçada para a área, Fabiola Sandoval ficou com a sobra e arriscou o chute. A conclusão saiu por cima da meta, sem perigo.
A oportunidade mais clara veio aos 7 minutos. Em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, Aquino recebeu de Capelinha e cruzou na medida para Priscila. A centroavante cabeceou, mas sem muita força e a goleira do Real fez a defesa.
Aos 14 minutos, Priscila arrancou aplausos dos torcedores nas arquibancadas. Após roubada de bola, acionou Aquino, e recebeu a devolução já ingressando na área. A camisa 19 fez a finta para cima da defesa e bateu direto. A bola saiu à direita da meta defendida por Keike.
A resposta do Real Brasília veio aos 18 minutos. Na trama ofensiva, no campo de defesa do Inter, Lorena recebeu em profundidade e bateu cruzado para o gol. A bola passou por toda a extensão da meta, mas ninguém apareceu para desviar.
Antes da parada para hidratação, Aquino quase marcou um gol de placa. Na arrancada pelo lado esquerdo, a uruguaia passou pela marcação adversária aos dribles. Mas, no momento da conclusão, a zagueira do Real apareceu para fazer o corte.
De novo, com Belén Aquino, o Inter quase tirou o zero a zero do placar. Ao 4o minutos, atacante recebeu na entrada da grande área e bateu forte no canto esquerdo. A bola desviou no poste e voltou para o campo do jogo.
Diante de tantas chances criadas, a presença colorada no ataque gerou a oportunidade mais efetiva para o gol. Na jogada que começou com Fany Gauto, Aquino recebeu dentro da pequena área, mas a zaga tirou no primeiro momento. A uruguaia brigou contra a marcação e retomou a posse, e na sequência foi derrubada pela zagueira do Real. O árbitro Jonathan Vivian estava perto do lance e marcou a penalidade. Priscila foi para a cobrança e não desperdiçou. O chute certeiro no canto esquerdo garantiu a vantagem do Inter, aos 49 minutos.
Pela primeira vez, em três rodadas, o Inter encerrava a etapa inicial com vantagem no marcador.
Segundo tempo em vantagem
Na volta do segundo tempo, o Real causou perigo. Na jogada pelo lado direito, Ju Oliveira bateu mirando o ângulo direito de Barbieri. A bola passou ao lado do travessão. A pressão seguiu com jogadas aéreas, mas zaga colorada conseguiu se segurar.
Aos 14 minutos, o técnico Maurício Salgado resolveu promover mudanças. Fany Gauto, Capelinha e Roberta foram substituídas por Analuyza, Marzia e Tamara Bolt. No entanto, foi dos pés de Aquino que veio nova oportunidade. Mostrando outra característica, a uruguaia cobrou falta com muita técnica. O chute, da entrada da grande área, não morreu no ângulo esquerdo por capricho.
Para ampliar a vantagem, o Inter contou um reforço da zaga no ataque. Em jogada pelo alto, Isa Haas se meteu entre as defensoras e subiu mais que todo mundo. O cabeceio foi decisivo para o segundo gol colorado, aos 26 minutos. Logo depois do gol, quase veio o terceiro. Fabiola Sandoval, na meia-lua da grande área, bateu com estilo, e Keikei precisou se esticar toda para espalmar para fora.
Para renovar o folego do ataque, o comandante colorado colocou Mileninha na vaga de Priscila. Gabi Berchon também ganhou lugar no meio-campo após a saída de Pati Llanos.
O calor de mais de 30 graus, fez com os times reduzissem o ritmo na parte final do jogo. Ainda assim, o Inter conseguiu construir mais duas chances claras para ampliar. A principal delas com Tamara Bolt arriscando o chute de dentro da pequena área, e a goleira salvando com a ponta dos dedos.
Com o apito final e sem sofrer gols, o Inter voltou a comemorar três pontos no Brasileirão com muitos aplausos dos torcedores.
Com o resultado, o time atingiu uma marca expressiva sob o comando de Maurício Salgado: 19 jogos de invencibilidade como mandante. A última derrota havia sido para o mesmo Real Brasília, em 4 de fevereiro de 2022, na eliminação na Supercopa, no Estádio Beira-Rio.
Brasileirão Feminino – 3ª rodada – 11/3/2023
INTER (2)
Gabi Barbieri; Roberta (Tamara Bol, 14'/2º), Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Capelinha (Marzia, 14'/2º), Fany Gauto (Analuyza, 14'/2º), Pati (Gabi Berchon, 38'/2º) e Sandoval; Priscila (Mileninha, 33'/2º) e Aquino. Técnico: Maurício Salgado.
REAL BRASÍLIA (0)
Keikei; Laine, Rafa Soares, Isabela Mello (Sabrina, int.) e Júlia Cipriani (Carol, 19'/2º); Lorena Bedoya, Petra Cabrera e Karla Alves (Tais, 19'/2º); Jú Oliveira (Raiza, 29'/2º)), Gaby Soares e Dani Silva (Lady Andrade, int.). Técnico: Adilson Galdino.
GOLS: Priscila, aos 49 minutos, do primeiro tempo, e Isa Haas (I), aos 26 minutos, do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Fany Gauto e Belén Aquino (I); Rafa Soares, Dani Silva e Flavinha (R)
ARBITRAGEM: Jonathan Giovanella Vivian, auxiliado por Luiza Naujorks Reis e Maira Mastella Moreira
PÚBLICO E RENDA: não divulgados
LOCAL: Morada dos Quero-Queros, em Alvorada