A última rodada do Gauchão apresenta um dilema para o Inter. Agravado pela derrota no Gre-Nal. Com os resultados do final de semana, o time precisará vencer o Esportivo para confirmar o segundo lugar sem ficar na dependência de resultados paralelos. A questão é: há jogadores a recuperar fisicamente e há peças importantes penduradas com dois cartões. Por isso, fica a dúvida sobre qual time o Colorado mandará a campo às 16h30min de sábado, no Beira-Rio.
Começa que não será nem Mano Menezes o comandante à beira do gramado. Ele está suspenso, e Sidnei Lobo ficará no controle. Também está fora por três cartões amarelos o goleador do Gauchão, Pedro Henrique.
Há duas categorias de dúvidas, os pendurados e os que preocupam clinicamente. Um jogador faz parte dos dois grupos. Baralhas tem dois cartões e saiu no intervalo do Gre-Nal com dores no joelho.
No elenco dos aspectos médicos está o goleiro Keiller, que quebrou dois dentes no clássico. John pode fazer sua estreia na equipe colorada. Vitão também deixou a partida da Arena por dores, e pode ganhar um repouso. Moledo seria seu substituto natural.
Entre os pendurados, a lista tem sete atletas: o lateral-direito Bustos, os volantes Johnny e Baralhas, os meias De Pena, Mauricio e Lucas Ramos e o atacante Alemão. Desses, pode ocorrer preservação de Mauricio ou De Pena, mas a tendência é de que ao menos um deles esteja em campo. Em compensação, Bustos pode receber um descanso, dando oportunidade a Mário Fernandes.
Desde o início do Gauchão, Mano Menezes tem repetido que não pretende poupar o time inteiro em nenhum momento. A ideia é não descaracterizar demais a equipe, mantendo um padrão de jogo ou de equipe.
Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de o jogo ser mais uma chance para jogadores que têm se destacado, como Matheus Dias. Ou de dar mais minutagem para outros, como Luiz Adriano.
— Optei por tê-lo 30 minutos no Gre-Nal .Vamos optar por mais (minutos) diante do Esportivo e ir preparando em termos de condicionamento (...) Estamos trabalhando para diminuir a defasagem que ele tem na comparação com a nossa preparação. É natural a diferença da Turquia para cá em termos de preparação. O atleta, como um todo, está abaixo dos nossos. Se busca puxar para cima para ganhar o jogador sem risco de lesão — explicou Mano após o clássico.
É possível, a partir disso, prever um time — que o treinador começará a esboçar a partir desta quarta-feira. John; Mário Fernandes, Vitão (Moledo), Mercado e Renê; Matheus Dias, De Pena (Johnny), Mauricio (Estêvão) e Alan Patrick; Wanderson e Luiz Adriano.
A partida, aliás, terá uma promoção. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as sócias coloradas não pagarão ingresso nas áreas livres do estádio. As associadas deverão garantir o acesso realizando a compra pelo Mundo Colorado.
Desfalques
Mano e Pedro Henrique
Dúvidas por questões médicas
Keiller, Vitão e Baralhas
Pendurados
Bustos, Johnny, De Pena, Mauricio, Baralhas, Lucas Ramos e Alemão