Ainda que o Inter já esteja classificado no Gauchão, o jogo contra o Esportivo, no sábado (11), pode ter um impacto decisivo na definição do time titular para as semifinais. Jogadores com o goleiro John, o volante Matheus Dias e o atacante Luiz Adriano devem receber oportunidades e, a partir de então, passam a brigar por vaga na equipe.
Em tese, o jogo ainda tem importância para efeitos de tabela, pois o Colorado precisa pontuar para confirmar a segunda colocação sem depender de resultados paralelos. Porém, como o técnico Mano Menezes tem problemas médicos e sete pendurados, algumas preservações devem ser feitas.
Com isso, a partida acaba ganhando "ares" de vestibular para alguns atletas. Como o goleiro Keiller recupera-se de fraturas em dois dentes, o recém-contratado John tem boas chances de iniciar o jogo. A partir daí, estaria estabelecida uma disputa pela "camisa 1" colorada. Com bom cartaz no Beira-Rio, o ex-atleta do Santos tem, conforme avaliação interna, potencial para desbancar o atual titular.
Uma situação semelhante aplica-se a Matheus Dias. Elogiado por Mano Menezes, o garoto esteve cotado para começar o Gre-Nal e só não atuou devido a um desconforto sofrido nos treinos da semana anterior ao clássico. Especialmente se aproveitar a chance contra o Esportivo, o garoto passaria a brigar com Johnny e Baralhas pela vaga de primeiro volante.
Por fim, a principal atração na equipe será o centroavante Luiz Adriano, que iniciará uma partida pela primeira vez desde que foi recontratado. Em um primeiro momento, o atacante entra na vaga de Pedro Henrique, que está suspenso. Para as semifinais, dificilmente o camisa 9 perderá a vaga. A dúvida é quem sairá da equipe quando o atual goleador do Gauchão voltar.
Além de Keiller, o zagueiro Vitão e o volante Baralhas são dúvidas por conta de dores, ainda resquícios do Gre-Nal. Além disso, Mano conta ainda com sete pendurados, sendo que cinco deles começaram o clássico do último domingo (5): Bustos, Johnny, Carlos de Pena, Mauricio e o próprio Baralhas. Além deles, Lucas Ramos e Alemão também têm dois cartões amarelos na conta.
Uma preservação em massa, com o uso de um time todo reserva, está praticamente descartada. Afinal, além de o Inter precisar pontuar, os titulares necessitam manter o ritmo de jogo, já que a partida de ida das semifinais ocorre dentro de quase duas semanas, entre os dias 18 e 19 de março. Contudo, para minimizar os riscos, pelo menos alguns dos titulares devem ser poupados.
Uma provável escalação colorada teria: John; Mário Fernandes, Rodrigo Moledo, Mercado e Renê; Matheus Dias, Carlos de Pena, Mauricio e Alan Patrick; Wanderson e Luiz Adriano.
A terça (6) é de folga geral para o elenco colorado, e o time começará a ser definido apenas a partir do treino desta quarta (7), pela manhã.