O Inter que Mano Menezes escalará na estreia do Gauchão conta com apenas um nome que estava entre os primeiros 11 mandados a campo por Alexander Medina no ano passado. O meia Mauricio inicia 2023 afirmado como um titular colorado após ter vivido em 2022 sua melhor temporada com a camisa vermelha.
Mauricio chegou ao Inter durante o Brasileirão de 2020 em negociação que envolveu a ida de William Pottker ao Cruzeiro. O Colorado adquiriu 40% dos direitos econômicos do meia ao assumir dívida de R$ 1 milhão dos mineiros com o empresário do atleta e bancar os custos do atacante na equipe de Belo Horizonte até maio de 2021. Depois, o Colorado ficou com mais 10% de Mauricio como compensação pela ida do atacante Bruno José para a Raposa.
Naquela época, a chegada causou um ruído entre a direção de futebol colorada na figura do executivo Rodrigo Caetano e o técnico Eduardo Coudet. Isso porque Mauricio era uma aposta do clube pensando em uma afirmação para o futuro enquanto o argentino queria um jogador pronto para aquele momento.
Coudet deixou o Inter para comandar o Celta dias depois e Mauricio até foi utilizado por Abel Braga na campanha daquele vice-campeonato brasileiro, mas em apenas três oportunidades como titular. Na temporada 2021, com Miguel Ángel Ramírez e Diego Aguirre, ele alternou entre a equipe titular e reserva. Ao todo fez 47 jogos, mas em pouco mais da metade, 25, atuou desde o início e anotou dois gols.
A afirmação do meia veio mesmo no ano passado. Ainda que tenha iniciado a primeira partida do ano, não era um titular absoluto de Medina nos primeiros jogos. Acabou conquistando essa condição dentro do campo.
Em campanha irregular do Colorado ao longo do Gauchão, ele foi o único jogador do clube a integrar a seleção do Estadual do ano passado. Com a saída de Medina e a chegada de Mano, Mauricio entrou e saiu do time, mas voltou a se consolidar como titular na reta final do Brasileirão e terminou 2022 com seus melhores números desde a chegada ao Beira-Rio.
Mauricio foi o jogador do Inter que mais atuou no ano passado, com 55 partidas. Ele foi titular em 35 delas e fez nove gols — apenas Alemão e Edenilson balançaram as redes mais vezes.
Para quem acompanhou o surgimento de Mauricio no Cruzeiro, a temporada passada consolidou uma expectativa criada desde seus primeiros passos no clube mineiro.
— Mauricio chegou no fim de 2019 e começou a ganhar oportunidades em um momento de turbulência do Cruzeiro, quando o time vivia aquela loucura na tentativa de fugir do rebaixamento. Em 2020, ele recebeu mais chances chegando à titularidade. Era um momento em que ninguém passou ileso às críticas, mas ele sempre foi tido como uma joia. A negociação com o Inter foi muito contestada pelos torcedores, pois estava vindo um veterano para BH e o Cruzeiro liberando um jogador muito promissor para o Inter. Vale ressaltar que quando saiu do Cruzeiro, Mauricio tinha cartaz, mas como um jovem muito promissor. Ainda não era uma completa realidade, se assim podemos dizer, mas muito se esperava do jogador — conta Guilherme Piu, setorista do Cruzeiro para a Rádio Itatiaia.
Na preparação para o começo do Gauchão, Mano Menezes tem mantido a ideia de time da reta final do Brasileirão tendo Mauricio com um meia pelo lado direito fazendo companhia a Alan Patrick, que atua centralizado. O analista tático do Footure Gabriel Corrêa ressalta a importância que o meia tem para a mecânica de jogo do Colorado.
— A importância foi crescendo junto com a experiência dele e tempo de jogo. Na estrutura do Mano, o Bustos chega muito pela direita. Como tem essa qualidade de iniciar pelo lado e vir para dentro, abre o corredor para o Bustos, o que é muito importante. Mas mais do que isso, mostrava já no sub-20 e no Cruzeiro ser um meia que faz gols. Dentro de um time que o centroavante (Alemão) sai muito da área é importante ter um meia com essa capacidade de finalização, algo que ele evoluiu desde a chegada no Inter. É muito difícil o Inter de 2023 não passar por ele como peça importante. Ele pode ser o meia central, mas é partindo da direita que encontrou muito seu espaço pelo passe e a capacidade de chegar na área — avalia.
Assim como 2022, Mauricio estará no primeiro Inter titular do ano. Agora, porém, o meia tem uma condição de afirmação e desponta para ser um protagonista no time de Mano Menezes.
Mauricio com a camisa do Inter:
- 111 jogos (5545 minutos)
- 12 gols
- 13 assistências
Por temporada
- 2020
9 jogos (3 como titular), 1 gol - 2021
47 jogos (25 como titular), 2 gols - 2022
55 jogos (35 como titular), 9 gols