As Gurias Coloradas já têm o primeiro reforço para a próxima temporada. Trata-se da meia Fany Gauto, de 30 anos, que estava na Ferroviária. A atleta paraguaia acumula passagens por Olimpia-PAR, Atlético de Madrid, Santa Fe-COL, entre outros times. Além disso, também é constantemente convocada para a seleção de seu país.
— Gostaria de falar para vocês que estou muito feliz de fazer parte deste grande clube. É uma satisfação saber que farei parte desta grande instituição. Agradeço muito pela oportunidade e, da minha parte, prometo que vou trabalhar fortemente para que possamos ganhar vários títulos, que possamos comemorar todos juntos — disse a atleta, em sua primeira manifestação oficial como jogadora do Inter.
Em 2022, Fany Gauto defendeu a Ferroviária. Pelo clube paulista, foram 21 jogos, quatro assistências e dois gols — um deles, inclusive, diante do Inter, em partida válida pela quarta rodada do Brasileirão. À época, a equipe grená venceu por 2 a 0. Na temporada, a meia também disputou a Copa América, pela seleção paraguaia, com seis jogos e um gol.
— Fany Gauto é uma meia muito habilidosa, com destaque na bola parada, uma boa visão de jogo de fora da área. É um excelente reforço para as Gurias Coloradas visando, principalmente, a Libertadores, competição que a jogadora é extremamente experiente — avalia a jornalista Cárila Covas, do Portal Dimensão Grená.
A meia já disputou a competição por Ferroviária, Santa Fe-COL, Sportivo Limpeno-PAR e, em 2018, integrou o elenco campeão pelo Atlético Huila-COL. A vasta experiência na Libertadores pode ajudar às Gurias Coloradas em busca do título inédito.
— A Gauto é uma jogadora de um grande poder técnico, ocupa bem os espaços do campo e tem uma batida muito boa na bola. Pode enriquecer o Inter nas bolas paradas também — explica Rafael Zocco, setorista da Ferroviária no RCIA Araraquara.
Além da bola parada, Fany Gauto também é considerada uma atleta versátil, que pode fazer duas funções no meio de campo e, também, jogar mais adiantada, como atacante.
— Taticamente, pode atuar tanto como meia central mais avançada (uma 10) quanto organizando um pouco mais de trás, como uma segunda volante (desde que ao lado de uma atleta mais defensiva no meio). Aberta pela direita, pode agregar com os cortes para o meio e finalização, e chegou a ser utilizada até mais à frente, como segunda atacante na Ferroviária — complementa o analista de desempenho Luis Felipe Pereira:
— A adaptação ao futebol brasileiro e ao modelo de jogo da Ferroviária não foi a esperada em 2022 e é fundamental que não se coloque nela o rótulo de "substituta" da Duda Sampaio ou que tenha o mesmo impacto da atleta que agora está no Corinthians. São atletas diferentes, com características diferentes.
A meia chega para reforçar um elenco que foi vice-campeão brasileiro em 2022 e terá calendário cheio na próxima temporada. Além da Libertadores, as Gurias Coloradas também disputarão Supercopa do Brasil, Brasileirão e Gauchão em 2023.
Para isso, mais atletas serão anunciadas e integradas ao time de Maurício Salgado nos próximos dias. A também paraguaia Fabiola Sandoval, ex-Avaí, e a brasileira Analuyza, que estava no Santos, são as mais cotadas para vestirem a camisa do Inter no ano subsequente.