Vencer o Gauchão é uma das metas do Inter em 2023. Como a Copa do Brasil e a Libertadores têm início previsto para a abril, o Colorado terá os primeiros três meses da temporada totalmente voltados para o Estadual. Mesmo assim, o torneio regional também poderá servir para experiências e aproveitamento de jovens das categorias.
GZH lista cinco garotos que podem vestir a camisa colorada com mais frequência no próximo ano.
Emerson Júnior
Titular na conquista colorada da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, o goleiro foi alçado aos profissionais no final daquele ano, ficando no banco em duas partidas. Na sequência, foi emprestado ao Figueirense e depois retornou ao Beira-Rio. Passou a ocupar o posto de terceiro goleiro na última temporada, porém com a possibilidade de negociação de Daniel poderá crescer na hierarquia. Aos 22 anos, recentemente teve o contrato renovado até 2025.
Com apenas 18 anos, Thauan Lara estreou nos profissionais do Inter diante do Coritiba, pela 14ª rodada do Brasileirão. A atuação segura fez o Colorado confiar que ele pudesse ser alternativa para Renê após a venda de Moisés para o CSKA. Ao todo, foram sete jogos na Série A, quatro como titular. É convocado com frequência para a Seleção Brasileira Sub-20 e deve representar o país no Sul-Americano da categoria, em janeiro do próximo ano.
Mano Menezes gostou do que viu de Lucas Ramos nas últimas rodadas do Brasileirão. O meio-campista de 21 anos demonstrou personalidade ao participar dos minutos finais do empate em 0 a 0 com o Flamengo, no Maracanã, jogo em que o Inter estava com vários desfalques. A partir dali, recebeu mais chances, sempre no segundo tempo. Pode ganhar mais chances com uma eventual transferência de Mauricio.
Destaque do time sub-20 no ano passado, foi vaiado por torcedores em sua estreia nos profissionais — um 0 a 0 com o Avaí, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Marcou um dos gols da goleada sobre o 9 de Octubre, pela Copa Sul-Americana, e teve um gol anulado diante do Colo-Colo nas oitavas de final. Depois, jogou pouco. Em 2023, espera ter mais minutos.
Será a aposta do Inter para 2023. Depois de participar de apenas cinco minutos diante do São Luiz, no Gauchão, voltou a atuar nos profissionais na reta final do Brasileirão, inclusive sendo titular na vitória sobre o Palmeiras por 3 a 0. Com as possíveis saídas de Johnny e Edenilson, ganhará espaço entre os volantes colorados. Com contrato até 2025, deve receber uma valorização salarial em breve.