A direção do Inter, aos poucos, já começa a vasculhar o mercado em um busca de um novo goleiro para 2023. Em virtude das falhas de Daniel, ganha força no Beira-Rio a ideia de contratar um novo jogador para a posição. Porém, apesar da irregularidade, o atual titular é respaldado pelo técnico Mano Menezes e deve seguir na equipe ao menos até o fim do ano. O clube tem, inclusive, uma teoria para a inconstância do camisa 1.
Aos 28 anos, Daniel só passou a atuar com regularidade a partir do ano passado. Antes disso, o atleta amargou a reserva por mais de dez anos e, na maioria das vezes, sequer ficava no banco, à sombra de Alisson, Danilo Fernandes, Marcelo Lomba, entre outros. Logo, a avaliação é de que, ao longo da carreira, o jogador treinou muito e jogou pouco. Assim, a falta de "casca" para jogos importantes e momentos decisivos pode estar atrapalhando o jogador, segundo entendimento interno
O próprio goleiro compartilha desta ideia.
— Na verdade, esse momento de falhas era para eu ter vivido antes. Acho que não tenho nem 50 jogos na carreira. Isso vai acontecer, acontece com qualquer um. Agora tem que trabalhar para não se repetir mais — disse Daniel, após falhar no empate por 2 a 2 com o Corinthians, no último domingo (4).
Além da pouca experiência em jogos pelo profissional, Daniel não foi titular pelo Inter sequer quando estava base. Na ocasião, o camisa 1 era Jacsson, goleiro de seleção brasileira, mas que acabou não correspondendo as expectativas na sequência da carreira.
Apesar das falhas, Mano Menezes dá respaldo a Daniel e pretende manter o jogador como titular.
— A posição é ingrata. Todo mundo erra, mas quando o goleiro comete uma falha de soltar uma bola... Se olhar na imagem, vai ver que a bola saltou um pouco, mas sei que não adianta explicar. Essas coisas acontecem com goleiros no mundo todo, até piores. Mas não podemos destruir um profissional a cada falha. Vale para Daniel e para outros jogadores — afirmou.
Nos bastidores, contudo, a direção já vasculha o mercado e avalia a possibilidade de contratar um goleiro mais experiente para 2023. Nesta hipótese, Daniel poderia ser cedido a outro clube ou então permanecer no Beira-Rio como reserva.