Faltam 17 jogos para o fim do ano do Inter. Após a eliminação na Copa Sul-Americana, na quinta-feira (11), resta aos colorados a disputa do Brasileirão. A meta para a reta final do torneio é conquistar uma vaga à Libertadores do ano que vem. Até aqui, o time de Mano Menezes ocupa a sexta posição, com 33 pontos, o que daria um lugar na principal competição do continente na próxima temporada.
A situação pela disputa de uma das vagas no G-6 está longe de ser confortável. O Atlético-MG, sétimo colocado, tem só um ponto a menos e também tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar. Olhando para cima, o Flamengo, quinto lugar, tem três pontos de vantagem. O Athletico-PR, o quarto, tem quatro. As três primeiras posições são ocupadas por Palmeiras (45 pontos), Corinthians (39) e Fluminense (38).
A situação pode ficar mais fácil caso os campeões da Libertadores, da Sul-Americana e/ou da Copa do Brasil estejam no G-6, podendo abrir até três vagas para o torneio da elite da América do Sul.
Do sexteto, três estão vivos na Libertadores. Athletico-PR e Palmeiras disputarão uma vaga na final, enquanto o Flamengo jogará a outra semifinal diante do Vélez.
Flamengo, Corinthians, Athletico-PR e Fluminense são os clubes do G-6 ainda vivos na Copa do Brasil. São Paulo, Atlético-GO, Fortaleza, América-MG completam os postulantes ao título do torneio de mata-mata.
As chances de o campeão da Sul-Americana abrir uma vaga à Libertadores via Brasileirão são mais reduzidas. Há a certeza de que um brasileiro estará na final, já que Atlético-GO e São Paulo se enfrentam na semifinal. Os goianos brigam para não cair na competição nacional e dificilmente estarão entre os seis primeiros em novembro. O time comandado por Rogério Ceni é o 11º colocado, com 26 pontos, sete a menos do que o Inter.
Jogos restantes do Inter no Brasileirão
- Fluminense (casa)
- Avaí (fora)
- Juventude (casa)
- Corinthians (fora)
- Cuiabá (casa)
- Atlético-GO (fora)
- Bragantino (casa)
- Santos (casa)
- Flamengo (fora)
- Goiás (casa)
- Botafogo (fora)
- Coritiba (fora)
- Ceará (casa)
- América-MG (fora)
- Athletico-PR (casa)
- São Paulo (fora)
- Palmeiras (casa)