A imprensa chilena ainda dá pouco destaque à partida entre Colo-Colo e Inter, nesta terça (28), pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Mesmo na véspera do confronto decisivo, os principais jornais de Santiago dão mais ênfase à busca dos grandes clubes de Santiago por reforços de peso para o segundo semestre. Ainda assim, os jornalistas locais descrevem o Colorado como um time "sem estrelas", com muitos elogios ao técnico Mano Menezes e ao meia Alan Patrick.
Na essência, o Inter é considerado o favorito. Segundo o jornal La Tercera, por exemplo, o sorteio da Sul-Americana "não foi nada benevolente com o Colo-Colo", colocando os colorados no caminho da equipe chilena. Além disso, há bastante destaque para o maior investimento financeiro dos brasileiros em relação ao time da casa.
"Os gaúchos melhoraram após a chegada de Mano Menezes, ex-técnico da Seleção Brasileira. Desde então, o Colorado só perdeu uma vez. É um time que não tem mais uma grande estrela, como eram antes D'Alessandro e Paolo Guerrero. E, segundo o site Transfermarkt, o grupo do Inter está avaliado em 83,45 milhões de euros, mais de quatro vezes do que o elenco do Colo-Colo, avaliado em 18,65 milhões de euros", escreve o La Tercera.
O diário ainda rasga elogios ao meia Alan Patrick, um dos destaques colorados desde a chegada de Mano.
"Camisa 10 do Inter, Alan Patrick é um destaque criativo da equipe. Aos 31 anos, o atleta aparece como uma das grandes ameaças para o time do Colo-Colo", completa.
O favoritismo colorado é uma realidade também para os torcedores do Colo-Colo ouvidos pela reportagem de GZH nas ruas de Santiago.
— Não estou confiante na partida. O Colo-Colo está indo bem no Campeonato Chileno, mas vem tendo muito dificuldades contra times de outras ligas nas competições internacionais. Foi assim, por exemplo, na Copa Libertadores (quando o time foi eliminado na fase de grupos). Claro que dá mais tranquilidade o fato de o jogo contra o Inter ser em casa, mas isso não me deixa necessariamente confiante — avalia o vendedor Jesús Ramos, 19 anos, que é torcedor do Colo-Colo e cita o lateral Gabriel Suazo, o meia Leonardo Gil e os atacantes Pablo Solari e Gabriel Costa como seus atletas preferidos da equipe.
Apesar de Colo-Colo e Universidad de Chile serem as maiores torcidas do país, chama atenção o grande espaço que a Universidad Catolica vem tendo nos jornais chilenos, sobretudo após a contratação do lateral Mauricio Isla, ex-Flamengo, o primeiro jogador da chamada "geração dourada" da seleção chilena a retornar ao país. O defensor estreou pelo novo clube neste sábado (25), na vitória por 3 a 0 sobre o Unión San Felipe, pela Copa do Chile.
"Isla trouxe a sua qualidade ao futebol chileno já na sua estreia, tornando-se a grande figura da classificação da Universidad Catolica às oitavas de final. O atleta foi protagonista e fez uma tremenda partida", escreveu o El Mercurio, praticamente ignorando o jogo entre Colo-Colo e Inter.
O confronto válido pela Copa Sul-Americana deve ocupar as principais páginas dos jornais chilenos apenas nesta terça (28), data da partida, que está marcada para às 21h30min (horário de Brasília).