A temporada 2022 do Inter será marcada pela despedida de um ídolo histórico: D'Alessandro. O camisa 10 assinou um vínculo de quatro meses para realizar o sonho de se despedir do futebol atuando pelo clube onde construiu o maior vínculo em sua carreira.
— Vou ajudar nesses quatro meses, mas a minha carreira vai acabar. Vou fazer o que puder até 30 de abril — disse o meia de 40 anos, em entrevista coletiva.
Porém, mesmo que o contrato seja apenas por quatro meses, os torcedores colorados poderão desfrutar da presença do jogador em todas as competições que o clube disputará no ano. O Gauchão terminará no dia 2 de abril e até lá já terão sido disputadas duas fases da Copa do Brasil. Na semana seguinte, o Brasileirão irá começar e antes dele, a fase de grupos da Copa Sul-Americana.
— O clube não tem nenhuma obrigação comigo. Se foi feita a minha volta foi porque eles acharam que é justo e que eu posso contribuir. Não vou ficar escolhendo viagens. Sei que tem três viagens longas e vou ir. Eu nunca escolhi viagens, sempre foi pactuado com os treinadores, como muitas vezes aconteceu com outros atletas, mas com o D'Alessandro sempre se teve um tratamento diferente — comentou o camisa 10.
Com um calendário apertado, até o dia final do contrato de D'Alessandro, o Inter poderá ter disputado até 25 jogos, desde que chegue à decisão do Gauchão e avance para a terceira fase da Copa do Brasil. Mas será possível atuar em todas as partidas?
— Intensidade no futebol é uma palavra importante hoje. Obviamente que a idade é importante, quando se fala em intensidade, de força e da parte física. Mas ficou muito claro nos quase 13 anos que joguei aqui que nunca faltei ao meu trabalho. Tenho deveres e obrigações e esse ano não será diferente. Se o treinador pedir intensidade, certamente o jogador de 20 anos terá mais, mas eu não ficarei muito atrás. Vou correr junto com ele porque essa é uma meta minha. A gente não pode correr contra o tempo, isso é impossível. Hoje, com 40 anos, trabalho com o grupo, mas tenho que saber as minhas limitações para poder estar sempre — pondera.
Mas apesar destas questões, o Inter garante que o jogador não será preservado de qualquer atividade física. Eventuais preservações poderão ocorrer de forma circunstancial, como com qualquer outro atleta. E nesses primeiros dias de pré-temporada, D'Alessandro tem sido visto em todas os trabalhos, dando exemplo aos mais jovens e aos que estão conhecendo o clube.
Veja o calendário do Inter até 30 de abril, quando termina o contrato de D'Alessandro:
Gauchão
Datas: 26/04 a 02/04
11 jogos na fase classificatória, dois na semifinal e dois na final
Copa do Brasil
1ª fase - jogo único - 23 e 24/02 ou 02 e 03/03
2ª fase - jogo único - 09 e 10/03 ou 16 e 17/03
3ª fase - jogo de ida - 20/04
Copa Sul-Americana
1ª rodada - 05 a 07/04
2ª rodada - 12 a 14/04
3ª rodada - 26 a 28/04
Brasileirão
1ª rodada - 09 e 10/04
2ª rodada - 16 e 17/04
3ª rodada - 23 e 24/04
4ª rodada - 30/04 *
* só não poderá jogar esta partida se ela acontecer no dia 1º/05