Com a derrota para o Juventude, por 2 a 1, na quarta-feira (10), o Inter desperdiçou a chance de voltar ao G-6 do Brasileirão, que garante uma vaga na Libertadores em 2022. Desde o início da competição, o Colorado esteve apenas uma vez entre os seis melhores colocados na competição nacional.
— Estamos sofrendo e lutando a cada jogo. Não é uma situação confortável. Estamos brigando por uma vaga, mas é difícil para todos. Nossos concorrentes também perderam pontos. O Fluminense perdeu. O Corinthians perdeu. O Bragantino perdeu. O Fortaleza também perdeu pontos. É difícil e vai ser assim até o final. Vamos continuar brigando por uma vaga direta. Temos de tentar ganhar em casa o próximo jogo e aprender com essa derrota — ressaltou Diego Aguirre.
Nas últimos seis partidas, o Inter teve apenas uma vitória, que foi contra o Grêmio, por 1 a 0, no último sábado. O resultados recentes fizeram com que a equipe estacionasse em uma zona intermediária da tabela. O treinador colorado, no entanto, evitou fazer uma análise avaliando apenas o momento do time.
— O Inter era o segundo melhor do segundo turno. Não entendo que estejamos tão mal. Depende a leitura. Podemos falar dos últimos cinco jogos, dos últimos 10 ou dos últimos 20. A realidade é que o Inter está na posição que merece. Todos os clubes estão assim. Estamos brigando por uma vaga na Libertadores. Não entendo um recorte apenas dos últimos cinco jogos. No dia 9 de dezembro, vamos ter as posições finais e poderemos ter uma análise mais completa. Com certeza, temos de melhorar, mas temos dificuldades com jogadores machucados e suspensos. Estamos tentando dar o melhor de nós para tratarmos de chegar onde queremos — pontuou.
Diego Aguirre comentou a respeito da possibilidade do G-6 virar G-9, o que poderá facilitar a missão colorada. Contudo, o uruguaio evitou projetar uma pontuação necessária para alcançar o objetivo.
— Não temos estimativa. Tentamos ir jogo a jogo e somar os pontos. Não temos um cálculo exato do que vamos precisar. Temos ainda muitos jogos pela frente e temos de somar a maior quantidade de pontos possíveis. Não sei quantos pontos serão suficientes para essa vaga — concluiu.