O Inter comemora o retorno do público ao Beira-Rio e agora aguarda um novo posicionamento do governo estadual para saber quantos colorados estarão nas arquibancadas no primeiro compromisso em casa, pelo Campeonato Brasileiro. A partida que marcará a volta da torcida ao Gigante deverá ser contra o Bragantino, dia 21 de outubro, em duelo atrasado pela 19ª rodada da competição nacional.
Logo após a reunião do Conselho Técnico da Série A, a reportagem de GZH conversou com o presidente Alessandro Barcellos, que explicou alguns detalhes da conversa que definiu a volta da torcida aos estádios.
— Ficou definido que a partir da próxima rodada os torcedores estarão de volta às arquibancadas, com algumas exceções. O Santos e o Bahia, por exemplo, nesse fim de semana, não irão jogar porque os decretos estaduais não autorizam a presença do público. Portanto, para não haver desequilíbrio, as partidas foram adiadas. Palmeiras e Bragantino optaram por jogar sem torcida — comentou.
Sobre quantos colorados estarão no estádio colorado na partida contra o Bragantino, o presidente colorado fez questão de ressaltar a necessidade de respeitar os protocolos de saúde, mas se disse na espera da publicação de um novo decreto do governador Eduardo Leite para que o número de torcedores autorizados no momento seja aumentado para aproximadamente 25% ou 30% da capacidade do Beira-Rio.
— Financeiramente, o ideal seria abrir o Beira-Rio para 100% de sua capacidade. Entretanto, do ponto de vista de saúde, nós entendemos que a volta precisa ser de forma gradativa. Aguardamos agora um novo posicionamento do Governo para sabermos qual a capacidade autorizada. No momento, é de 2,5 mil pessoas — afirmou.
Situação no RS
Desde o dia 3 de setembro, o governo do Rio Grande do Sul liberou a volta dos torcedores aos estádios em eventos esportivos. Entre os protocolos vigentes, está a limitação de 40% da capacidade do local, sem exceder o máximo de 2,5 mil pessoas presentes. Contudo, de acordo com a colunista de GZH, Kelly Matos, o Piratini prepara um documento com novas regras, o que deverá aumentar o número de torcedores permitidos nas arenas esportivas, em outubro.