Enquanto outros clubes brasileiros, como Atlético-MG, Corinthians e Flamengo usaram a janela de transferências do Exterior para contratar reforços de peso, investindo milhões de reais em Diego Costa, Willian e Andreas Pereira, o Inter foi mais comedido. Depois de ter trazido o argentino Gabriel Mercado do Catar — que até já estreou —, foi a vez de apresentar o jovem Kaique Rocha.
Aliás, para quem não acompanha competições de base, o zagueiro apresentado na tarde de quinta-feira (2), no CT Parque Gigante, é um completo desconhecido. Porém, chega referendado pelo projeto instaurado na gestão de Alessandro Barcellos, que acabou de fazer desembarcar também o atacante Gustavo Maia, do Barcelona B.
— O Kaique vem de duas temporadas na Europa, onde teve um belo período de amadurecimento para pegar mais experiência. Aqui, no Brasil, já havia se destacado em diversas categorias no Santos. É mais um jogador que trazemos, naquela linha que estamos adotando para nos ajudar no presente, mas também mirarmos o futuro — declarou o vice-presidente de futebol Emílio Papaléo Zin.
Natural de Taboão da Serra, no interior paulista, o jovem de 20 anos chega por empréstimo da Sampdoria, onde atuou nas duas últimas temporadas. Permanecerá até 2023, com opção de compra ao final do prazo.
— Sou um Kaique muito mais experiente do que quando saí do Brasil, com 18 anos. Aprendi muito na escola italiana, uma das melhores para sistema defensivo. Então, minha expectativa aqui no Inter é das melhores e almejo títulos. Estamos no meio da tabela (do Brasileirão), mas vamos buscar a vaga para a Libertadores — disse ele.
Apesar da vontade por mostrar serviço, Kaique terá de esperar a sua vez. Até porque, será o sétimo zagueiro do elenco profissional colorado, que já conta com uma dupla titular consolidada.
— Vou em busca da minha posição nos treinamentos diariamente, mas este não é meu primeiro objetivo. Venho aqui para aprender com os zagueiros experientes do Inter. Sou jovem e vou buscar o meu lugar. O Bruno Méndez e o Cuesta estão bem e quem tem que ficar preocupado é o adversário, sabendo que irá enfrentar uma ótima defesa — avaliou.
Um ponto que conta a seu favor é o período vivido com um dos técnicos mais conceituados da Europa: o italiano Claudio Ranieri, campeão inglês com o Leicester, em 2016.
— Joguei seis anos no Santos pelo lado esquerdo (da zaga). Na Itália, o mister Ranieri me disse que eu não podia me limitar a só um lado e me ensinou a jogar pelo lado direito e como lateral. Então, estes dois anos não foram em vão para mim. Ele (Ranieri) bate muito na tecla do sistema defensivo. Se vocês acompanharam como ele foi campeão da Premier League, sabem que ele gostava de defender e sair nos contra-ataques. Então, tenho muito a agradecê-lo, pois aprendi muito — contou.
Outra grife que poderá ser ostentada a partir de agora pelo jovem defensor é o número que vestirá no Beira-Rio: a histórica camisa 3, que já foi usada pelo chileno Elias Figueroa, bicampeão brasileiro, e Índio, bicampeão da América e que conquistou o Mundial de Clubes.
— É uma camisa muito pesada. Espero chegar aos pés de um zagueiro como o Índio, multicampeão pelo Inter, e chegar a ser comparado a ele um dia — desconversou.
Embora sejam muitas referências, Kaique chega ao Inter para retomar a carreira. Sua última aparição como profissional se deu no dia 27 de outubro, quando enfrentou o Salernitana, pela Coppa Italia. Mas o próprio atleta garante que está apto fisicamente para ser utilizado por Diego Aguirre, afinal de contas participou da pré-temporada da Sampdoria antes de ser cedido.
— Trabalhamos de forma incessante no último dia da janela, quase 24 horas, para a gente poder registrar o Kaique. Foi a última negociação da janela. Esperamos que ele tenha a eficiência e rapidez que a gente teve para concluir esta negociação — brincou o executivo Paulo Bracks.
E o zagueiro terá tempo para mostrar serviço à comissão técnica. Com o adiamento da rodada deste fim de semana, por conta das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, o Colorado só voltará aos gramados no dia 13 de setembro, quando visitará o Sport, em Recife.
Ficha do jogador:
Nome: Kaique Rocha Lima
Data de nascimento: 28/2/2001
Local do nascimento: Taboão da Serra-SP
Altura: 1,95cm
Clubes:
Categorias de base do Santos (2013-2019)
Sampdoria (2019-2021)