
Novato na elite do futebol brasileiro em 2021, o Cuiabá disputa o Brasileirão querendo permanecer para a próxima edição. O técnico Jorginho, que vai para o sexto compromisso no comando do time, engatou uma reação no torneio: com duas vitórias, dois empates e uma derrota - justamente na 13ª rodada, para o Corinthians. Ele tem apostado em ex-colorados como titulares e em uma equipe ofensiva para seguir com o bom momento.
Com uma folha salarial superior a R$ 5 milhões, o clube do Centro-Oeste arrancou no Brasileirão com uma campanha preocupante. Logo após a estreia e do título do Mato Grosso, demitiu o então técnico Alberto Valentim. Depois de ter sido orientado por Luiz Fernando lubel, Jorginho assumiu os trabalhos e obteve uma sequência positiva interrompida apenas no último enfrentamento.
De acordo com o jornalista Pedro Lima, que acompanha o noticiário do Cuiabá, o time passou a ter uma postura mais ofensiva com o novo treinador. O esquema adotado foi o 4-3-3. Em alguns momentos, a comissão técnica chegou a esboçar um 4-2-4 para apresentar mais força ofensiva ainda.
— Vem motivado com um novo ânimo — resumiu Lima
Apesar da postura, nos dois últimos confrontos, diante do Atlético-GO e do Corinthians, as atuações já não foram melhores. O próprio treinador já admitiu isso. Logo, a tendência é ainda de mais cautela na montagem da equipe para encarar o Inter no final de semana.
Os treinamentos serão derradeiros, mas a tendência é que dois ex-colorados sigam como titulares no sistema defensivo: Paulão, zagueiro que passou no Beira-Rio entre 2014 e 2017, e Uendel, de 2017 até o início de 2021. Os dois são praticamente donos das posições no Mato Grosso.
Há um terceiro atleta, que ainda tem vínculo com o Inter, mas é opção para o decorrer dos jogos: Guilherme Pato. O atacante tem 19 partidas e dois gols marcados até o momento. A grande dúvida é se o goleiro Walter, ex-Corinthians, estará apto para atuar. João Carlos pode seguir na meta. Trocas no ataque e meio-campo, por questões técnicas, também podem ser promovidas.
A provável formação para o Cuiabá para o enfrentamento em Porto Alegre no próximo sábado (31): João Carlos (Walter); João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Ullian Corrêa, Pepê e Claysson; Danilo Gomes, Felipe Gomes e Élton.




