A partida entre América-MG e Inter, neste domingo (27), às 20h30min, no Independência, marcará mais um reencontro entre Alan Ruschel e o clube que ele defendeu por muitos anos de carreira. O atleta, que é o único dos sobreviventes do acidente da Chapecoense a seguir jogando, terá a terceira partida diante do Colorado — e está invicto nos dois encontros até o momento. Ele deve ser titular no final de semana.
O então lateral-esquerdo, que foi contratado junto ao Juventude em 2014, teve vínculo com o Inter até o início de 2018, quando rescindiu para permanecer na Chapecoense — antes, ele estava emprestado ao clube catarinense. Desde então, ainda passou pelo Goiás, por empréstimo, em 2019.
Após ser destaque na última temporada no acesso da Chape à elite do futebol brasileiro, Alan Ruschel topou o desafio de tentar ajudar na recondução do Cruzeiro à Série A em 2021. No entanto, não teve êxito — foram apenas seis partidas pelo clube. Após o Campeonato Mineiro, foi trocado, por empréstimo, para o América-MG pelo meio-campista Flávio.
Além da lateral esquerda, o atleta tem sido utilizado também como meia em suas últimas equipes. No América, Alan Ruschel já acumula quatro partidas pelo time e deverá ser titular contra o Colorado por ser o único disponível para o lado de campo neste momento.
— O Ruschel chegou a pedido do então técnico Lisca, como terceiro lateral-esquerdo, atrás de Marlon e João Paulo. O Marlon sofreu um estiramento no joelho esquerdo, sem previsão de volta, e o João Paulo tem idas e vindas do departamento médico. Diante do Juventude, foi o primeiro jogo praticamente completo dele. Entrou em outras três oportunidades — explicou Emerson Romano, repórter da Rádio Itatiaia.
Diante do Juventude, na última quinta-feira, ele atuou por 90 minutos, sendo substituído nos instantes finais. Foi a primeira partida dele praticamente inteira pelo Coelho.
Histórico positivo
Desde que rescindiu com o Inter, o jogador ainda não perdeu para o seu antigo clube. Foram apenas duas partidas, ambas em 2019. No primeiro turno, defendendo a Chapecoense, atuando como meia, Alan Ruschel colaborou para vencer o Inter, de Odair Hellmann, na Arena Condá, por 2 a 0. No returno, já atuando pelo Goiás, no Beira-Rio, participou da vitória da equipe do Centro-Oeste por 2 a 1.
Carinho especial
Quando o contrato com o Colorado foi desfeito, em 2018, o atleta fez questão de agradecer a oportunidade. Afinal, foi o primeiro clube de primeira divisão que ele defendeu na carreira. Outro motivo que pesa na relação é o suporte ofertado após a tragédia com o avião da Chapecoense, em 2016. O Inter renovou o vínculo para dar segurança e tranquilidade ao lateral. Por isso, o carinho é mantido entre as partes.
— O Inter, no momento mais difícil da minha vida, estendeu o meu contrato por mais um ano. Independentemente de se eu fosse voltar a jogar ou não. Meu muito obrigado, fui muito feliz. Tenho respeito e carinho — disse na época.