O Inter já iniciou a busca por um substituto de Miguel Ángel Ramírez. Entretanto, ainda não começou nenhuma negociação. Em Salvador para a partida contra o Bahia, compromisso válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o departamento de futebol colorado segue trabalhando para escolher um nome que se enquadre no projeto estabelecido para a temporada de 2021. Por enquanto, Osmar Loss permanece como técnico interino da equipe.
Como o Inter está trabalhando a busca por um novo treinador
Apesar de terem acontecido muitas reuniões desde a eliminação na Copa do Brasil na última quinta-feira (10), o Conselho de Gestão colorado, liderado pelo presidente Alessandro Barcellos, ainda não definiu os principais candidatos ao cargo. A ideia é manter o foco na partida deste domingo, no Pituaçu, para a partir da segunda-feira, quando a delegação retorna para Porto Alegre, começar as tratativas para a contratação de um novo comandante.
Nos bastidores, o Inter faz uma análise detalhada de aproximadamente 10 candidatos ao cargo. O Centro de Análise e Prospecção de Atletas (Capa) trabalha para apresentar relatórios completos sobre como cada um dos candidatos preparam suas equipes: características de defesa, ataque, transição ofensiva e defensiva e filosofia de jogo. Tudo isso é analisado e repassado para o departamento de futebol colorado. A partir daí, os dirigentes iniciam as discussões para a escolha.
Nenhum nome está descartado pelo Inter. O objetivo é encontrar um treinador que se enquadre no projeto colorado e que tenha o futebol propositivo como filosofia de trabalho. Treinadores como Diego Aguirre e Marco Silva estão sendo avaliados, além de outros nomes minuciosamente analisados pelos profissionais do Capa.
Sequência para Osmar Loss não é descartada
Formado no Inter e com passagens pelas categorias de base e profissional do Corinthians, além de experiências em Guarani e Vitória, Osmar Loss pode ganhar sequência à frente do Inter. Bem avaliado pelos dirigente colorados e com um ótimo relacionamento com o elenco, o treinador de 45 anos terá como primeiro teste a partida contra o Bahia.
Com bom rendimento e resultados, além de dar uma tranquilidade para o departamento de futebol buscar um novo treinador, o comandante pode permanecer no cargo e até ser efetivado, conforme avaliação interna.
O exemplo de Odair Hellmann, que foi efetivado em 2018 e ficou por quase duas temporadas no comando do Inter, é utilizado como argumento pelos integrantes do Conselho de Gestão que apoiam essa alternativa.
Após sair do Inter em 2012, Osmar Loss foi para o Corinthians e trabalhou na base do clube paulista por seis temporadas, antes de ser elevado à comissão do elenco profissional do clube em 2018. Além disso, passou por Bragantino, Vitória e Guarani.