O Inter anunciou, na tarde de sábado (19), o retorno de Diego Aguirre ao Beira-Rio. O técnico uruguaio chega para substituir Miguel Ángel Ramírez no restante da temporada, nas disputas do Brasileirão e da Libertadores.
Na primeira passagem como treinador do clube, Aguirre conquistou o título do Gauchão e foi semifinalista da Libertadores. Agora, retorna para pegar o time em meio à temporada. GZH perguntou a seus colunistas: o Inter acertou ao contratar Diego Aguirre?
Zé Alberto Andrade
Dos nomes cogitados para suceder Miguel Ángel Ramírez, Diego Aguirre era disparado o mais recomendado. O uruguaio tem experiência, títulos, conhecimento do clube, um bom trabalho feito em 2015 e a demonstração de ter boa gestão de grupo.
Além disso, não foge das características exigidas pela diretoria pois já mostrou-se afeito e bem sucedido ao utilizar jogadores jovens e não tem por filosofia o futebol reativo.
Leonardo Oliveira
O Inter traz um técnico estrangeiro que tem alguns dos calos que forjam os brasileiros. Aguirre é um passo ao lado e seguro no processo de ruptura proposto pelo clube. Tem ideia de futebol muito clara, de um jogo agressivo para buscar a vantagem e, depois, estratégia para mantê-la. A ideia se aproxima do perfil de jogadores do atual grupo. E o Inter já percebeu que provocar uma mudança radical com esse grupo provoca uma desestabilização perigosa.
Pedro Ernesto Denardin
É uma contratação de alguém que conhece o Inter. Já começa com esta vantagem importante. Paulo Paixão serve como compensação ao preparador físico que Aguirre traz consigo. Paixão é craque, é vencedor, é agregador. Pode parecer redundante, mas é necessário.
O que não gosto no trabalho de Aguirre é não fixar um time titular. Prefiro jogadores confiantes com a titularidade. Tem contrato até o final de 2022, o que pouco significa, porque se perder cinco jogos será demitido. Mas o Inter traz um treinador que deverá trabalhar a equipe dentro das suas potencialidades.
Mauricio Saraiva
O Inter acerta ao tomar um rumo. Não podia perder mais tempo além do injustificável que perdeu desde a saída de Ramírez. Aguirre é bom treinador. Seu desafio é fazer o time correr mais do que na passagem anterior. E isso depende menos dele do que do preparador físico que o acompanha.
Luciano Périco
Acertou. Diego Aguirre é um profissional com bons conceitos de futebol e que conhece muito bem o ambiente do Inter. Gosta de equipes ofensivas e que jogam com intensidade. Pode tirar mais do grupo colorado. A presença de Paulo Paixão na comissão técnica será muito importante para cuidar da preparação física, que na outra passagem de Aguirre pelo Beira-Rio teve muitos questionamentos ao trabalho de Fernando Pigñatares, que também retorna agora com o técnico uruguaio.