A estreia do Inter na Libertadores não foi das melhores. Derrotados por 2 a 0 pelo Always Ready, na altitude de La Paz, nesta terça-feira (20), os comandados de Miguel Ángel Ramírez terão de buscar a reabilitação nas próximas rodadas se quiserem avançar na competição.
Para manter vivo o sonho do tricampeonato da América, o Colorado precisará superar sua própria história no torneio continental, já que, nas quatro edições anteriores em que perdeu no primeiro jogo, não conquistou o título. Relembre as outras campanhas:
1976
Cruzeiro 5x4 Inter
Em sua primeira participação na Libertadores, em 1976, o Inter reviveu a final do Brasileirão do ano anterior, mas com mando de campo do Cruzeiro. No Mineirão, a equipe comandada por Rubens Minelli protagonizou um dos jogos mais emocionantes do torneio, mas foi derrotado por 5 a 4.
Na sequência, o Colorado venceria Olimpia e Sportivo Luqueño, do Paraguai, no Beira-Rio, mas voltaria a ser derrotado pelo time de Belo Horizonte, por 1 a 0, em Porto Alegre. Como, naquela época, apenas o primeiro colocado do grupo passava de fase, a vaga ficou com os cruzeirenses.
1989
Inter 1x2 Bahia
A edição de 1989 terminou de forma amarga para o Colorado, eliminado pelo Olimpia, nos pênaltis, na semifinal, em pleno Estádio Beira-Rio. Porém, o início daquela campanha também começou mal.
Mesmo atuando em casa, a equipe de Abel Braga perdeu por 2 a 1 para o Bahia, em uma revanche frustrada da final do Brasileirão do ano passado. Aliás, o Inter passou às oitavas de final daquele ano como o terceiro colocado de seu grupo, atrás do próprio clube baiano e do Deportivo Táchira, da Venezuela. Ou seja, ficou à frente somente de outro venezuelano: o Sport Marítimo.
2007
Nacional-URU 3x1 Inter
Meses depois de conquistar o Mundial de Clubes, o Inter caiu na fase de grupos de 2007. A estreia já foi decepcionante, com uma derrota por 3 a 1 para o Nacional-URU, em Montevidéu.
Depois disso, a equipe comandada por Abel Braga ainda venceria os dois confrontos contra o Emelec e perderia para o Vélez Sarsfield, na Argentina. Assim, chegou à última rodada precisando fazer saldo de gols contra os uruguaios. Portanto, a vitória magra por 1 a 0 não bastou para fazer o time de Fernandão avançar às oitavas de final.
2015
The Strongest 3x1 Inter
O time conseguiu uma boa recuperação em 2015 depois de iniciar com derrota por 3 a 1 para o The Strongest — também no Estádio Hernando Siles, palco do jogo contra o Always Ready em La Paz. Na sequência, os comandados de Diego Aguirre alcançaram a liderança do grupo ao bater Universidad de Chile, Emelec e o próprio time boliviano.
Na fase de mata-matas, o Colorado ainda passaria por Atlético-MG e Independiente Santa Fe até cair diante do Tigres, do México, na semifinal. O título ficaria com o River Plate.