Depois de estrear com o pé esquerdo na Libertadores, sendo derrotado pelo Always Ready na altitude de La Paz, o Inter buscará a recuperação dentro de casa nesta terça-feira (27), diante do Deportivo Táchira. E, no que depender do retrospecto, há motivos de sobra para que o torcedor colorado vá dormir contente.
Até agora, das 13 participações do clube na competição, venceu seu primeiro compromisso no Beira-Rio em 11 oportunidades, tendo apenas uma derrota e um empate. Relembre cada uma das estreias.
1976: Inter 1x0 Olimpia
Em sua primeira participação no torneio continental, o Inter estreou com derrota por 5 a 4 contra o Cruzeiro, mas fora de casa. A estreia colorada no Beira-Rio pela Libertadores se deu já na segunda rodada, quando bateu os paraguaios do Olimpia por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo centroavante Ramon, que teve brevíssima passagem por Porto Alegre.
1977: Inter 1x0 Corinthians
Em 1977, o Inter só foi estrear em casa na quarta rodada da fase de grupos, ao vencer o Corinthians, por 1 a 0, com gol do centroavante Dario. Antes, na estreia, havia empatado com o clube paulista fora de casa, por 1 a 1, e enfrentado Deportivo Cuenca e El Nacional no Equador.
1980: Inter 2x1 Vasco
A situação se repetiu em 1980, quando bateu o Vasco por 2 a 1, no Beira-Rio, pela quarta rodada. Na ocasião, os gols foram marcados por Jair e Cléo Hickmann, com Jorge Mendonça descontando para o time carioca.
1989: Inter 1x2 Bahia
Apesar de ter chegado até a semifinal em 1989, o Colorado estreou com derrota de 2 a 1 em casa nesta edição do torneio. O carrasco foi o mesmo Bahia que, dias antes, havia conquistado o Brasileirão também no Beira-Rio. Comandado por Abel Braga, o Inter chegou a sair na frente do placar, com Diego Aguirre, mas levou a virada com gols de Gil Baiano e Zé Carlos.
1993: Inter 0x0 Flamengo
Mesmo sendo o campeão da Copa do Brasil, o Inter decepcionou e foi eliminado na fase de grupos em 1993. Na estreia, em casa, não saiu de um 0 a 0 com o Flamengo, que tinha Paulo Nunes e Renato Portaluppi no ataque.
2006: Inter 3x0 Nacional-URU
No ano de sua primeira conquista continental, o Colorado atropelou o Nacional-URU na sua estreia em casa. Michel, Fernandão e Rubens Cardoso construíram a vitória por 3 a 0.
2007: Inter 3x0 Emelec
Como ingressou na competição como campeão mundial, era impossível imaginar que o Inter seria eliminado na fase de grupos de 2007. Ainda mais depois de ter estreado em casa com vitória de 3 a 0 sobre o Emelec. Perdigão, Índio e Alexandre Pato decretaram a vitória tranquila sobre os equatorianos.
2010: Inter 2x1 Emelec
O Emelec voltou a ser derrotado na primeira rodada, em 2010, quando os colorados alcançaram o bicampeonato da Libertadores. Porém, a vitória desta vez foi suada. Depois de sair atrás do placar, os comandados de Jorge Fossati viraram para 2 a 1, com gols de Nei e Alecsandro, ambos no segundo tempo.
2011: Inter 4x0 Jaguares
Depois de estrear com empate diante do Emelec, em 2011, o Inter precisava se recuperar em casa. Quem pagou a conta foram os mexicanos do Jaguares, que foram goleados por 4 a 0, com gols de Bolatti (duas vezes), Leandro Damião e Oscar.
2012: Inter 1x0 Once Caldas
Em 2012, o Colorado teve de disputar a fase preliminar para poder ingressar no Grupo 1. Em uma noite em que os torcedores se mobilizaram para pedir a permanência de D'Alessandro, que havia recebido proposta do futebol chinês, os comandados de Dorival Júnior conquistaram uma vitória suada sobre o Once Caldas, com gol de Leandro Damião. No duelo de volta, na Colômbia, um empate por 2 a 2 sacramentou a classificação gaúcha.
2015: Inter 3x1 Universidad de Chile
Em uma situação semelhante à que vive agora, o Inter estreou com derrota na altitude de La Paz, em 2015, para o The Strongest. O jeito foi buscar a recuperação na rodada seguinte, no Beira-Rio, diante da Universidad de Chile. Com gols de D'Alessandro, Jorge Henrique e Eduardo Sasha, o time de Diego Aguirre venceu pelo mesmo placar que havia sido derrotado pelos bolivianos: 3 a 1.
2019: Inter 2x0 Alianza Lima
Nico López foi o nome da vitória de 2 a 0 sobre o Alianza Lima, do Peru, na segunda rodada da fase de grupos de 2019. O uruguaio anotou os dois gols.
2020: Inter 2x0 Universidad de Chile
Em sua última participação na Libertadores, o Colorado teve de enfrentar dois adversários antes de entrar na fase de grupos. Assim, depois de empatar por 0 a 0 em Santiago, o time de Eduardo Coudet conseguiu eliminar a Universidad de Chile no Beira-Rio ao vencer por 2 a 0. Os gols foram marcados por Boschilia e Marcos Guilherme.