Com Rodrigo Moledo em recuperação da lesão sofrida no joelho direito em janeiro, o Inter ainda deve trazer um zagueiro para fazer companhia aos hoje titulares Zé Gabriel e Víctor Cuesta e ao reserva imediato Lucas Ribeiro.
De olho no mercado, o clube observa jogadores de clubes da América do Sul e até da Europa, desde que o modelo de negócio seja sem custos num primeiro momento. A ideia é não ter que desembolsar valores por direitos econômicos e trazer quem esteja livre no mercado.
Os nomes dos uruguaios Guzmán Corujo e Fabricio Formiliano já foram analisados. Atualmente, o clube observa outro jogador do Uruguai, Emiliano Velazquez, que completará 27 anos no próximo mês de abril.
Com passagens por todas as seleções de base de seu país, onde foi capitão, o ele atuou em todas as partidas das campanhas dos vice-campeonatos sul-americano e mundial sub-17 de 2011. Na Copa do Mundo da categoria, disputada no México, os uruguaios golearam o Brasil na semifinal. A equipe brasileira contava com o zagueiro Marquinhos, hoje no PSG, e tinha como destaques Lucas Piazon, que seria vendido ao Chelsea, e Adryan. O grupo ainda tinha os colorados Jacsson, Claudio Winck, Marlos Bica e Nathan e os gremistas Misael e Matheus Barbosa.
No ano seguinte foi promovido ao grupo principal do Danubio e fez sua estreia em junho, em uma partida diante do Bella Vista. Em 2013 disputou o Sul-Americano sub-20 e terminou em terceiro lugar. No Mundial da categoria, ao lado de Nico López, De Arrascaeta e José María Giménez voltou a ser vice-campeão, após derrota nos pênaltis para a França de Paul Pogba, Umtiti, Zouma, Digne, Veretout e Kondogbia. Aliás, ele e Arrascaeta tiveram suas cobranças defendidas pelo goleiro Areola.
Já afirmado e apontado como um das grandes promessas do futebol charrua, na temporada 2013-14 se sagrou campeão uruguaio. Na equipe da Curva de Maroñas, bairro de Montevidéu, o defensor estreou profissionalmente em junho de 201, fez 59 jogos e marcou dois gols. Suas boas atuações despertaram o interesse do Atlético de Madrid, que o contratou no verão europeu de 2014 por cerca de 1,1 milhão de euros.
Mas logo ao chegar a Espanha, o uruguaio de 1,84m de altura foi repassado por empréstimo para o Getafe, onde atuou por duas temporadas, com 43 jogos, cinco gols marcados e duas assistências. De volta ao Atlético mais uma vez foi emprestado, já que o técnico argentino Diego Simeone voltou a informar a diretoria que não o utilizaria.
Porém, o destino de Emiliano Velázquez desta vez foi o Sporting Braga, de Portugal, onde jogou na temporada 2016-17. Foram poucas atuações, apenas 11, entre partidas do campeonato português, da Taça de Portugal e da Liga Europa. Nestes confrontos fez dois gols.
Após participar da pré-temporada dos colchoneros, foi repassado para o Rayo Vallecano, em novo empréstimo e foi titular na campanha do título da segunda divisão espanhola de 2017-18. Fez 25 jogos e marcou dois gols. Permaneceu na equipe de Vallecas, um bairro de Madrid, e ao término do campeonato ficou livre do vínculo com o Atlético e assinou contrato com o Rayo até 30 de junho de 2021. Curiosamente ele jamais atuou pelo gigante espanhol e entrou para uma lista de dez atletas contratados e que nunca foram utilizados por Simeone, assim como o lateral brasileiro Caio Henrique e o atacante português Diogo Jota.
Pai à distância e mais de um ano fora dos gramados
Emiliano Velázquez pode, neste momento, assinar um pré-contrato com qualquer clube. Uma volta para o Uruguai ou um país próximo pode contar com um fator emocional, já que a esposa do zagueiro, Carolina, deu à luz a pequena Avril nos primeiros dias de julho de 2020 e em função da pandemia de covid-19 e de estar se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo, que o deixou 397 dias sem jogar, o jogador acompanhou o nascimento da filha por vídeochamada, já que a esposa estava em Montevidéu. O casal havia decidido que a menina nasceria em terras uruguaias porque no país sul-americano a pandemia estava melhor controlada.
A lesão que o deixou fora de combate aconteceu durante um amistoso de pré-temporada. Em 24 de julho de 2019, contra o Mainz 05-ALE, ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O retorno em 6 de julho de 2020 coincidiu com o nascimento de Avril.
Emiliano Velázquez se recupera atualmente de uma lesão muscular e está sem atuar desde 13 de fevereiro. Na temporada, tem 22 jogos e o Rayo Vallecano luta para chegar aos playoffs da segunda divisão espanhola e posteriormente brigar por um retorno à La Liga. No clube, desde sua estreia, tem 70 atuações e dois gols assinalados.
Confira os números e fatos da carreira de Emiliano Velázquez:
- Nasceu em Montevidéu em 30/04/1994
Tem 1,84m de altura e pesa 79kg - Vice-campeão sul-americano e mundial sub-17 de 2011 com a seleção uruguaia. Foi capitão da equipe e atuou 14 vezes, somadas as duas competições.
- Fez sua estreia profissional pelo Danubio em junho de 2012
- Terceiro lugar no Sul-Americano e vice-campeão mundial sub-20 de 2013 com a seleção uruguaia. Atuou em 11 jogos, somadas as duas competições.
- Campeão uruguaio da temporada 2013-14, pelo Danubio.
- Foi contratado pelo Atlético de Madrid, por 1,1 milhão de euros, em julho de 2014. No final do ano, em dezembro, fez sua única partida na seleção principal de Óscar Tabarez, em amistoso contra a Arábia Saudita.
- Foi emprestado pelo Atlético de Madrid para o Getafe, onde atuou nas temporadas 2015-16 e 16-17. Fez 39 jogos, marcou 4 gols e deu 2 assistências.
- Foi emprestado pelo Atlético de Madrid para o Braga-POR, na temporada 2016-17. Fez 10 jogos e marcou 2 gols.
- Foi emprestado pelo Atlético de Madrid para o Rayo Vallecano, na temporada 2017-18. Fez 25 jogos e marcou 2 gols. Foi campeão da segunda divisão espanhola.
- Livre no mercado seguiu no Rayo Vallecano, na temporada 2018-19, quando a equipe foi rebaixada para a segunda divisão. Atuou em 20 partidas.
- Na pré-temporada de 2019-20, em um amistoso contra o Mainz 05-ALE, no dia 24 de julho, em Fügen, na Áustria, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
- Voltou a jogar em 6 de julho de 2020, em partida contra o Zaragoza, pela segunda divisão espanhola.