O portoalegrense Edenilson, volante versátil do Inter, é peça fundamental do meio de campo desde que chegou, ainda sob o comando de Odair Hellmann, em 2017. Já desempenhou todas as funções do setor, depois de passar pela escola tática do futebol italiano, responsável por tal amadurecimento, segundo o próprio jogador. Em 2020, acima disso e parelalamente à busca pelo título do Brasileirão, a rivalidade Gre-Nal e o jejum sem vitórias coloradas o incomodam, fazendo do clássico um campeonato à parte.
— A gente sabe que precisa vencer o quanto antes. Eles vêm de uma base muito boa, estão sempre brigando como nós. Sabemos que no clássico chegam os dois equilibrados, mas que temos de vencer — destacou Edenilson, em entrevista ao Bem, Amigos, do SporTV, nesta segunda-feira (11).
O segundo turno do Campeonato Brasileiro proporcionará mais um Gre-Na na temporada 2020, no próximo dia 24 de janeiro.
Edenilson surgiu para o futebol brasileiro no Corinthians, depois de destacar-se pelo Caxias. Atleta do Inter desde a Série B, o jogador diz que é colorado desde pequeno:
— É uma honra poder fazer parte da história do Inter, minha família e eu somos muito felizes e gratos por isso.
Na Capital, Edenilson contraiu coronavírus. O volante conta que sentiu dores no corpo e nos olhos, e que ficou isolado em casa com a esposa e os filhos. As crianças não tiveram sintomas. A recuperação foi na semana depois de o técnico Abel Braga também enfrentar a doença. O treinador precisou esperar 10 dias para trabalhar sua equipe logo na chegada para a sétima passagem pelo Beira-Rio.
— Cada treinador é diferente. O Abel conhece o clube muito bem. Lógico que a gente sentiu a mudança mas acho que o grupo é bom e reagiu rapidamente à mudança, se adaptando rápido a metodologia do Abel — garantiu, complementando:
— O Coudet era um cara que tinha a ideia formada, o Abel pensa mais jogo a jogo, mudança de sistema e modos de defender e atacar. Acho que vem dando certo, e vamos seguir até o final do campeonato.
Briga pelo título
Edenilson confia em bons resultados do Inter na reta final do Brasileirão. Faltando nove rodadas, o volante acredita que o Colorado cumpriu o objetivo inicialmente traçado para o campeonato:
— Nossa ideia era não se afastar dos primeiros colocados.
O Inter volta a campo no próximo domingo (17), contra o Fortaleza, às 20h30min. Na outra semana, confronto direto com o líder São Paulo, podendo diminuir a vantagem de três pontos ou até mesmo ultrapassar o concorrente direto pelo título.