Abel Braga sofreu, nesta quarta-feira (11), sua primeira derrota em uma estreia pelo Inter. O treinador, que está na sua sétima passagem pelo Beira-Rio, tinha cinco vitórias e um empate nas seis largadas de trabalho anteriores pelo clube.
Desta vez, com apenas um dia para ajustar a equipe depois de ser anunciado na terça, Abel esteve na beira do gramado na derrota por 1 a 0 para o América-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
1988
Inter 2x1 Coritiba
Depois de demitir o técnico Francisco Neto, o Chiquinho, em meio ao Brasileirão de 1988, os dirigentes colorados foram atrás de Abel Braga, então comandante do Santa Cruz. O clube pernambucano exigiu que ele comandasse a equipe no sábado, contra o Fluminense, no Maracanã. Abel não teve dúvidas: disputou o jogo no Rio de Janeiro e viajou para Porto Alegre em seguida.
O primeiro jogo de Abel à frente do Inter se deu no dia 2 de outubro de 1988, contra o Coritiba. Pelo mesmo placar que havia perdido no sábado, o técnico iniciou sua trajetória com vitória no Beira-Rio: 2 a 1. Foi também a estreia do atacante Nilson, que marcou o gol da vitória depois de Tostão abrir o placar para os paranaenses e Luis Fernando igualar na segunda etapa.
Neste trabalho, Abel seria vice-campeão brasileiro, eliminando o Grêmio na semifinal, naquele que ficaria conhecido como o Gre-Nal do Século. Em 1989, chegaria à semifinal da Libertadores, em uma eliminação traumática para o Olimpia.
1991
Inter 1x0 Guarani-VA
Após treinar o Famalicão, de Portugal, o jovem treinador voltou a Porto Alegre para substituir Ênio Andrade, que havia migrado para o Cruzeiro.
No dia 30 de junho de 1991, o Inter venceu o Guarani-VA por 1 a 0, em casa, pela Copa Governador do Estado. O gol foi marcado pelo atacante Zé Carlos.
O time acabaria campeão do torneio, mas a segunda passagem de Abel pelo Beira-Rio não durou muito. Foram apenas três meses no cargo, sendo substituído por Cláudio Duarte em setembro.
1995
Juventude 0x0 Inter
Abelão foi chamado outra vez em 1995, em meio ao Gauchão e, assim como agora, estreou no dia seguinte a sua chegada. No dia 12 de julho, o Colorado empatou por 0 a 0 com o Juventude, em Caxias do Sul.
Desta vez, ele permaneceria no vestiário até o final do ano, mas sem conquistar nenhum título — perderia o título estadual para o time misto do Grêmio, de Felipão.
2006
Inter 3x1 Gaúcho-PF
Com a saída de Muricy Ramalho para o São Paulo, no final de 2005, o Inter foi buscar Abel Braga outra vez. Ele havia sido vice-campeão da Copa do Brasil dos dois anos anteriores, por Flamengo e Fluminense. Mas, no Beira-Rio, conquistou os maiores títulos de sua carreira e da história do clube: a Libertadores e o Mundial de Clubes.
O início daquela caminhada, porém, se deu no dia 19 de janeiro de 2006, com uma vitória de 3 a 1 sobre o Gaúcho de Passo Fundo. Os gols colorados foram marcados por Bolívar, Léo e Luiz Adriano.
2007
Inter 1x0 Goiás
Após bater o Barcelona, no Japão, o Inter encarou uma ressaca forte em 2007, sendo eliminado de maneira precoce do Gauchão e da Libertadores, custando a saída de Abel. Entretanto, ele voltaria apenas quatro meses depois para substituir Alexandre Gallo.
No dia 12 de agosto, reestreou no comando da equipe com uma vitória magra de 1 a 0 sobre o Goiás, pelo Brasileirão, com gol do atacante Adriano. Permaneceria até agosto do ano seguinte.
2014
Inter 2x1 São Paulo-RG
O treinador retornaria ao Inter em 2014. Apesar de iniciar a temporada no cargo, só estreou na quarta rodada do Gauchão. Nos jogos anteriores, o clube foi representado pelo time sub-23, comandado por Clemer.
No dia 29 de janeiro, mesclando reservas e garotos da base, Abel acompanhou a vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo-RG, em Novo Hamburgo — o Beira-Rio estava em obras para receber a Copa do Mundo. Cláudio Winck e Eduardo Sasha anotaram os gols da equipe colorada.
2020
Inter 0x1 América-MG
A primeira derrota nas estreias ocorreu na sétima oportunidade. Um dia depois de ser anunciado para substituir Eduardo Coudet, o treinador carioca teve pouco tempo para ajustar o time e já precisou comandar o grupo contra o América-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O resultado foi uma derrota por 1 a 0, no Beira-Rio, que complicou a equipe na competição.