Mesmo com a liderança isolado do Brasileirão, o torcedor colorado sentiu uma ponta de frustração nas duas últimas rodadas, já que o Inter esteve em vantagem contra Palmeiras e Bahia e cedeu o empate, em ambos os jogos, nos acréscimos.
Sofrer gols nos acréscimos ou nos 15 minutos finais dos jogos, inclusive, é algo que tem atrapalhado o time de Eduardo Coudet na temporada. Nos 28 jogos do ano, a equipe foi vazada em 16 oportunidades, quatro delas depois dos 45 minutos do segundo tempo: Grêmio, São José, Palmeiras e Bahia.
Nestas vezes, apenas diante do Zequinha o time conseguiu a vitória. O Gre-Nal significou a eliminação na semifinal do primeiro turno do Gauchão e, nas partidas do Brasileirão, foram quatro pontos desperdiçados e que poderiam dar uma folga de cinco em relação ao vice-líder São Paulo e seis para o terceiro, o Atlético-MG, que tem um jogo a menos.
— Desatenção nossa de novo. Estávamos com a bola. Temos de ser malandros e segurar o jogo. Perdemos dois pontos, mas não temos tempo para lamentar —disse Thiago Galhardo, depois do empate com os baianos.
Um outro fator em relação aos 16 gols sofridos pelo Inter em 2020 é que 12 deles aconteceram no segundo tempo. Apenas São Luiz, Esportivo, Fluminense e Bahia conseguiram superar a defesa colorada nos primeiros 45 minutos.
— Há uma explicação que o campo mostra. O Inter, pelo modelo de jogo, consegue imprimir forte marcação na saída de bola do adversário, pressiona e faz o binômio recuperação de bola-transição rápida muito bem. Só que, no segundo tempo, o time costuma diminuir um pouco essa pressão e cede espaços para o adversário sair desde a defesa, articular e pegar uma defesa que, pelo modelo, fica mais desprotegida. É uma questão que Coudet vinha resolvendo colocando Musto sempre a partir dos 15 minutos, para gerar equilíbrio no meio-campo e controlar o jogo ali. Contra Atlético-MG e Botafogo, foi assim. Nos últimos dois jogos, não teve o argentino, jogador de sua confiança e que executa funções mais triviais se necessário. No caso dos dois últimos jogos, há uma característica que virá com o tempo de maturação do time, que é saber segurar a bola no ataque, fazer o tempo passar e mantê-la o mais longe possível do seu gol nos minutos finais —analisa o colunista de GZH e comentarista da Rádio Gaúcha Leonardo Oliveira.
Se observados detalhadamente, os gols sofridos na etapa final dos jogos mostram que os 15 minutos finais das partidas são os momentos de maior dificuldade para os colorados, já que oito gols sofridos ocorreram depois do 30º minuto.
— Os números são claros. O Inter perde alguma lucidez e clareza nos minutos finais, seja por cansaço natural na reta final, parte psicológica ou nervosismo. Feito o diagnóstico, é preciso analisar. Contra o Palmeiras, foram erros individuais. Mas a bola aérea, pegando os zagueiros de costas, retornando para a área, tem sido frequente. É um ajuste importante, neste caso, na parte tática de marcação — avalia o comentarista da Rádio Gaúcha, RBS TV e colunista de GZH Diogo Olivier.
Nas três competições em que esteve em campo no ano, o Inter ainda não levou gol na Libertadores (seis jogos).
Confira os gols sofridos pelo Inter em 2020 e o momento em que eles aconteceram:
Gauchão:
Felipe Chaves - Inter 3 x 1 Pelotas - 38' do 2º
Michel - Inter 4 x 3 São Luiz - 27 segundos do 1º
Tássio - Inter 4 x 3 São Luiz - 14' do 2º
Michel - Inter 4 x 3 São Luiz - 44' do 2º
Diego Souza - Inter 0 x 1 Grêmio - 46' do 2º
Laércio - Inter 1 x 1 Caxias - 36' do 2º
Rafael Goiano - Inter 4 x 1 São José - 46' do 2º
Jean Pyerre - Inter 0 x 1 Grêmio - 18' do 2º
João Pedro - Inter 1 x 1 Esportivo - 37 do 1º
Maicon - Inter 0 x 2 Grêmio - 4' do 2º
Isaque - Inter 0 x 2 Grêmio - 36' do 2º
Brasileirão:
Nenê - Inter 1 x 2 Fluminense - 39' do 1º
Nenê - Inter 1 x 2 Fluminense - 32' do 2º
Luiz Adriano - Inter 1 x 1 Palmeiras - 48' do 2º
Rodriguinho - Inter 2 x 2 Bahia - 20' do 1º
Clayson - Inter 2 x 2 Bahia - 52' do 2º
Números por jogo:
Primeiro tempo:
1 aos 15 minutos - 1 gol
16 aos 30 minutos- 2 gol
30 aos 45 minutos- 1 gol
acréscimos - nenhum gol
Segundo tempo:
1 aos 15 minutos - 2 gols
16 aos 30 minutos - 2 gols
30 aos 45 minutos - 4 gols
acréscimos - 4 gols