Thiago Galhardo, 30 anos, é o vice-artilheiro do Inter na temporada, com sete gols. Ele chegou em janeiro para ser meia atacante, depois de destacar-se como camisa 10 do Ceará em 2019, tendo marcado 12 gols em 34 partidas. Galhardo, no entanto, surpreendeu a torcida colorada ao se mostrar um atacante criativo e definidor. Galhardo diz que é o melhor começo de trabalho dele em um clube nos seus 12 anos de carreira.
— Dedico isso à alegria de estar vestindo essa camisa, e à receptividade que tive dos colegas, diretoria e torcedores. Cada gol que faço, cada partida que passa, cada assistência e atuação boa conseguimos ter, não só pessoal, mas de grupo, faz com que a confiança aumente e o momento melhore — disse, em entrevista ao Show dos Esportes desta quinta-feira (20), na Rádio Gaúcha.
Para Galhardo, substituir Guerrero, um dos três melhores centroavantes dos últimos 8 anos no futebol brasileiro na opinião dele, pode ser tão difícil que Eduardo Coudet talvez precise repensar o modelo do sistema ofensivo da equipe.
— Ele (Coudet) vai, dentro do elenco, resolver. A gente pode acabar mudando a postura, jogando com dois atacantes de movimentação, um falso 9 e outro saindo para jogar — sugere Galhardo, concluindo:
— Não tem como a gente inventar uma nova característica ou fazer eu, Pottker ou Peglow jogar como o Guerrero joga.
Galhardo ainda elogiou a postura do técnico argentino na rotina de trabalho, além de mencionar positivamente a “intensidade” e “sustentação” pedidas pelo treinador constantemente. Segundo o atacante, Coudet trata todos jogadores, titulares ou reservas, da mesma maneira:
— Independentemente de quem tem jogado, o nível tem sido mantido. E nisso tem que dar muito os parabéns ao Chacho. Ele trata todos nós igual, treina todos nós igualmente. Isso é uma coisa que eu nunca tinha visto nos meus 12 anos como profissional. Normalmente se treina os 11 ou 12 titulares enquanto os demais ficam com o auxiliar fazendo trabalhos de finalização. Ele não. Cobra igual, do mais velho ao mais novo, do mais bonito ao mais feio, para que todos possam fazer a mesma função e ele possa, dentro do campo, cobrar.
Faz dupla ou disputa com Alexandre Pato?
Galhardo pode receber a parceria de Alexandre Pato. O atacante está sem clube desde a quarta-feira (19), quando rescindiu o contrato com o São Paulo. A direção colorada estaria negociando o contrato de Pato. Galhardo diz não saber de nada além do que é noticiado pela mídia, mas elogia o atleta.
— É um grande jogador. Foi revelado aqui, conquistou títulos. Se vier, vai nos ajudar, com certeza. É um grande nome, não precisa falar da carreira dele. Isso quem tem que decidir é a diretoria com o Chacho — enalteceu.