O atacante Yuri Alberto, 19 anos, novo reforço do Inter, era titular do Santos quando a pandemia do novo coronavírus paralisou o futebol brasileiro, em março. A temporada começou com título do torneio pré-olímpico, em fevereiro, que o tirou do esquecimento no banco da Vila Belmiro. A campanha invicta da seleção sub-23 ao lado de Bruno Fuchs e Matheus Henrique foi crucial para seu retorno ao clube como titular.
— Temos convicção do potencial que tem, independentemente do momento no clube, que talvez não seja o melhor. Temos certeza que tem um futuro brilhante, inclusive dentro da seleção. Fez por merecer. Esteve na última convocação da sub-20 e teve ótimo desempenho. Se mostrou em uma forma espetacular. É um jogador que vai deixar uma ótima impressão para todo mundo — comentou o técnico da seleção sub-23, André Jardine, no momento da convocação do garoto que tinha, na época, 18 anos.
Yuri foi tratado como "surpresa" pelo treinador. O atacante atuou duas vezes no pré-Olímpico e outras cinco pelo Santos, marcando um gol contra o Mirassol, pelo Paulista.
A saída dele da Vila Belmiro já era tratada como certa pela imprensa santista desde o começo do ano. Não havia boa relação entre seus empresários e a direção. O jogador está avaliado em R$ 11,3 milhões pelo site transfermarkt.
O atacante está na base do Santos desde 2014. Sua vinda para o Inter reforça um setor com poucas opções para Eduardo Coudet e cumpre as necessidades da direção. O departamento de futebol colorado afirmou repetidas vezes que só seria capaz de contratar jogadores que não tenham custos pela transferência, apenas salário negociado diretamente.
O contrato de Yuri com o Santos termina em 31 de julho. A direção do Inter espera que o prazo legal para ações santistas se esgote para anunciar a contratação do atacante.
Ficha técnica
Nome: Yuri Alberto Monteiro da Silva
Nascimento: 18/03/2001 (São José dos Campos-SP)
Altura: 1,80m
Peso: 78kg
Jogos como profissional: 28
Gols como profissional: 3