As categorias de base do Inter sempre tiveram a tradição de revelar grandes jogadores nas mais diversas posições. Vários atletas despontaram para o futebol no clube gaúcho: Alisson, Sidnei, Fred, Sobis, Alexandre Pato e Nilmar ganharam os holofotes no Beira-Rio, por exemplo. E vem mais por aí, Praxedes, João Peglow, Guilherme Pato, Cesinha também já vão ganhando seus momentos de fama, após a conquista da Copa São Paulo. Dando sequência a série de cinco matérias que começou na última segunda, GaúchaZH segue contando a história de atletas da base do Inter que podem surgir logo na sequência.
Thauan Lara dos Santos, 16 anos, ou apenas Lara, é natural de Porto Alegre e atua como lateral-esquerdo. Desde os nove anos no Inter, o jogador renovou seu contrato há poucas semanas até 2023.
Recentemente, disputou a Copa Santiago com a camisa colorada — a equipe acabou sendo eliminada pelo Palmeiras na semifinal da competição. Apesar disso, o jogador foi um dos destaques do Inter na competição, inclusive marcando gols. Suas boas atuações, inclusive, o garantiram convocações para a seleção brasileira de base em 2020. Por ser jovem, o entendimento dentro do clube é de que ele possa crescer ainda mais nas próximas temporadas.
— Ele tem o biotipo de força, com características de um lateral que chega ao último terço do gramado. É um atleta que, pela idade, tem muita coisa ainda para ser corrigida, mas tem uma reserva de crescimento enorme. A força que eu digo dele não é a física, mas no sentido de chegar na linha de fundo. É um jogador interessante nesse aspecto — afirma Erasmo Damiani, gerente de futebol de base do Inter.
Ainda na categoria sub-17, Lara já chama bastante atenção dentro do Inter e, até por isso, é apontado como um dos nomes a surgir com cada vez mais força nos próximos anos.
— Ele tem os dois lados, talvez no ofensivo ainda falte um pouco mais. Se eu tivesse que dizer percentualmente diria que ele tem 55% pra um lado e 45% para o outro. É um jogador equilibrado — aponta Damiani.
A categoria de Lara, inclusive, tem dois laterais de qualidade. Se na esquerda tem ele, na direita tem Vinicius Tobias, outro jogador da base colorada que já atraiu o interesse de clubes europeus. A estrada até o elenco profissional é longa, mas já começou a ser pavimentada por Lara.