Como aconteceu em outras áreas da economia, o coronavírus afetou o futebol mundial. Todos os clubes trabalham neste momento para amenizar os impactos da crise gerada pela pandemia. No Inter, medidas são executadas para cortar despesas e viabilizar a instituição sem grandes prejuízos. Os cortes chegarão ao futebol feminino, segundo o responsável pelo departamento, Norberto Guimarães.
— Vamos ter uma redução no orçamento, ainda não sabemos de quanto — registrou o vice-presidente de relacionamento social colorado.
No orçamento original, quase R$ 3 milhões seriam destinados para os gastos da categoria feminina em 2020. Os dirigentes analisam quanto será reduzido, já que é trabalha-se a ideia de proporcionalidade durante a pausa nos torneios — quanto maior o tempo longe das atividades, maiores serão os reflexos financeiros no clube. E se espera a colaboração da CBF.
— A questão está sendo trabalhada com a CBF. Procurar uma forma de minimizar (o impacto) no futebol feminino — explicou Guimarães.
O clima entre as jogadoras é de espera até que haja definições para saber se as remunerações serão afetadas ou não. Algumas viajaram para suas casas em outros Estados para ficarem próximas às famílias. Uma resolução é esperada até o término do acordo das férias, na segunda quinzena deste mês.
O rito da pausa é o mesmo para os times comandados por Maurício Salgado e Eduardo Coudet: férias nos 20 primeiros dias de abril, com retorno previsto para o dia 21, porém ainda maleável por conta do avanço da covid-19. Assim, todas as atletas estão liberadas — e levaram uma cartilha com orientações de trabalhos físicos para manutenção do condicionamento.
Pela realidade, não só do Inter, mas de outras equipe do futebol brasileiro, as condições são inferiores em relação ao masculino. Além dos salários, a aparelhagem disponível é inferior e em menor quantidade. Equipamentos de musculação não foram disponibilizados para as residências das atletas, que seguirão uma rotina de treinos e acompanhamento à distância dos preparadores da categoria.
— Estamos nos encontrando via videoconferência. Vemos vídeos, discutimos a parte tática e treinamentos juntas também. Cada uma na sua casa. A nossa preparadora física tem desenvolvido um trabalho muito bacana, muito criativo. Cada uma faz com o que tem — avaliou a zagueira Bruna Benites.
Para completar a temporada 2020, o elenco ainda tem quase todo o Brasileirão — apenas quatro rodadas contaram com as coloradas — e o Gauchão. Logo, há quase um calendário completo por se jogar.