A preocupação do Inter em relação ao conflito de datas entre as rodadas iniciais do Gauchão e a fase preliminar da Libertadores será solucionada. Esta é a promessa do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman.
— É justa a preocupação do Inter. A FGF segurou o máximo que pôde a publicação completa da tabela do Gauchão, esperando a definição da Conmebol — disse, em contato com a reportagem de GaúchaZH.
O primeiro conflito está logo na estreia colorada na fase preliminar da Libertadores com a quarta rodada do campeonato estadual, que determina um jogo do Inter contra o Ypiranga, em Erechim, no dia 2 de fevereiro, às 16h. Esta data é a programada para que a delegação colorada viaje a Santiago, no Chile, onde jogará dois dias depois contra o vencedor de Unión Española e Universidad de Chile.
— Eu falei com o presidente Marcelo Medeiros antes do Natal, por telefone. Conversamos sobre isso e, inclusive, por ser jogo de televisionamento, já havíamos acionado os detentores para buscar uma solução — garantiu Hocsman, que ainda ressaltou que a dificuldade alegada por alguns dirigentes colorados em contatar à FGF se deve exclusivamente ao recesso para as festas de final de ano.
A proposta do Inter é que a partida contra o Ypiranga seja antecipada para 31 de janeiro ou 1º de fevereiro para minimizar os desgastes dos deslocamentos para o interior do Estado e para os Andes. O mesmo vale para a última rodada da fase classificatória do primeiro turno do Gauchão, marcada para o dia 9 de fevereiro. A partida contra o Novo Hamburgo está programada para ser disputada dois dias antes do jogo de volta contra os chilenos.
Caso o Inter avance à rodada decisiva da fase preliminar da Libertadores, para enfrentar Macará-EQU ou Deportes Tolima-COL, um novo imbróglio deverá surgir. As datas disponibilizadas pela Conmebol são 18 ou 19 de fevereiro, para o jogo de ida, e 25 ou 26 de fevereiro, para a volta. Neste período, serão disputadas as semifinais e a final do primeiro turno do Gauchão, programadas para 16 e 22 de fevereiro, respectivamente.