Escolhido pela comissão de arbitragem da CBF para atuar na decisão da Copa do Brasil, entre Inter e Athletico-PR, o goiano Wilton Pereira Sampaio, juiz do quadro da Fifa, vai apitar a final da competição pela segunda vez na carreira.
Apontado como um dos principais árbitros do país no momento, Wilton atuou na final de 2012, quando comandou o jogo de ida entre Palmeiras e Coritiba, na Arena Barueri, em São Paulo. Na oportunidade, o time paulista venceu por 2 a 0 e encaminhou a conquista do título. Neste jogo, o goiano marcou um pênalti para o Palmeiras, distribuiu seis cartões amarelos e expulsou o chileno Valdívia.
Na história da Copa do Brasil, 28 árbitros atuaram nos 61 jogos finais, computando confrontos de ida e volta. O recordista é o gaúcho Carlos Eugênio Simon, que arbitrou sete vezes, sendo três delas na partida de volta.
Outra curiosidade também envolve um gaúcho. Em 1990, Renato Marsiglia atuou nos dois jogos entre Flamengo x Goiás, assim como o paulista José de Assis Aragão, na decisão de 1989, entre Grêmio x Sport.
Confira todos os árbitros que atuaram nas finais da Copa do Brasil desde 1989:
7 - Carlos Simon (RS)
6 - Márcio Rezende de Freitas (MG) e Antônio Pereira da Silva (GO
4 - Wilson de Sousa Mendonça (PE), Héber Roberto Lopes (PR-SC) e Luiz Flávio de Oliveira (SP)
3 - Renato Marsiglia (RS), Paulo César de Oliveira (SP) e Leonardo Gaciba (RS)
2 - José de Assis Aragão (SP) e Sidrack Marinho dos Santos (SE)
1 - Cláudio Cerdeira (RJ), José Aparecido de Oliveira (SP), Oscar Riberto de Godoy (SP), Francisco Dacildo Mourão (CE), Wilson Luis Seneme (SP), Alício Pena Junior (MG), Ricardo Marques Ribeiro (MG), Sálvio Spínola (SP), Wilton Pereira Sampaio (1), Sandro Meira Ricci (DF), Leandro Vuaden (RS), Marcelo de Lima Henrique (RJ), Péricles Bassols (PE), Marcelo Aparecido de Souza (SP), Anderson Daronco (RS), Wagner Magalhães (RJ) e Raphael Claus (SP)