O Inter está na final da Copa do Brasil para enfrentar o Athletico-PR em busca do bicampeonato. Técnico campeão em 1992, Antônio Lopes citou semelhanças na forma como seu time foi montado há 27 anos em relação ao trabalho de Odair Hellmann com a atual equipe colorada.
Se Odair Hellmann assumiu o comando do Inter ainda na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro e teve de ajudar na reconstrução do clube no retorno para a Série A, Antônio Lopes lembra que também encontrou um time com problemas em 1992. O treinador citou que o título da Copa do Brasil foi conquistado após o Colorado superar uma série de dificuldades no início do trabalho.
— Foi um momento difícil, em que o Inter ainda não tinha uma equipe armada quando chegamos. O clube tinha bons jogadores, mas que estavam desacreditados. Conseguimos acertar o time colocando atletas que não vinham produzindo bem, como foi o caso do Gérson, que foi o protagonista dessa conquista brilhante — recordou Antônio Lopes, em entrevista ao programa Esporte e Cia, da Rádio Gaúcha.
Outra semelhança entre as equipes está no ataque. Em 1992, Gérson foi o artilheiro da Copa do Brasil, com nove gols. Neste ano, Paolo Guerrero já balançou as redes cinco vezes e é o destaque da equipe colorada. Antônio Lopes lembra que o ataque, que tinha ainda o ponteiro Maurício, foi o ponto forte do Inter naquela campanha.
— Eu gostava de todos os setores daquele time, mas o Maurício e o Gérson desequilibraram. Eles fizeram muitos gols decisivos e importantes. Essa dupla contribuiu muito para a conquista. Foi uma conquista brilhante, que guardo sempre no coração, porque foi com muita dificuldade — completou o ex-técnico.
Em 1992, o Inter também decidiu a Copa do Brasil em casa. Após perder por 2 a 1 no Rio de Janeiro, o Colorado venceu o Fluminense por 1 a 0, no Beira-Rio, com gol de Célio Silva em um pênalti que até hoje é reclamado pelos cariocas. Antônio Lopes, no entanto, não tem dúvida de que a infração foi bem marcada.
— Foi um gol em um pênalti que se discutiu muito, mas foi. O Pinga foi puxado na área, e o Célio Silva bateu para fazer o gol — finalizou.