Com um time formado por reservas e reforçado por Marcelo Lomba e por Patrick, o Inter foi ao Estádio Centenário e venceu o Caxias por 2 a 1, em partida válida pela ida das semifinais do Gauchão. A vitória na Serra abriu a semana mais importante para o clube até agora na temporada, com jogos-chave no Campeonato Gaúcho e na Libertadores. Em uma partida curiosa, o Inter venceu graças a Marcelo Lomba, que fez quatro defesas cara a cara com os atacantes caxienses, e aos renegados Camilo e Jonatan Alvez, autores dos gols — que sequer estavam inscritos no começo do Estadual.
No sábado (6), o decisivo jogo de volta será no Beira-Rio. O Inter avançará às finais perdendo até por 1 a 0. Antes disso, porém, na quarta-feira, o Inter receberá o River Plate em casa, em partida fundamental para que os colorados consigam encaminhar a vaga antecipada às oitavas da Libertadores.
Sem poder contar com William Pottker (lesionado) diante do River Plate, Odair Hellmann ainda busca um substituto ao atacante. Paolo Guerrero só estará à disposição a partir de sábado (a suspensão por doping se encerra na sexta-feira), diante do Caxias. Jonatan Alvez, o nome do gol da vitória no Centenário, porém, não poderá ser utilizado contra os argentinos, pois não foi inscrito na Libertadores. D'Alessandro, em recuperação de um edema na coxa esquerda, está sendo preparado para o clássico diante de seu ex-clube.
— As escolhas passaram pela série de jogos decisivos que estamos tendo. Passou pela confiança no grupo, por isso optamos por este time aqui (o que atuou em Caxias do Sul). Às vezes, o problema (de definir os titulares) não é o físico, mas a cabeça, o mental, são jogos muito iguais, e um pouquinho da parte psicológica faz a diferença. É estar totalmente focado no jogo, no lance, e isto se potencializa num time, foi o que ocorreu em Caxias — afirmou Odair.
O treinador colorado comentou ainda que não há uma definição sobre o aproveitamento de Paolo Guerrero, que estará liberado para o jogo de volta diante do Caxias:
— Guerrero está bem na parte física. Agora, está há muito tempo fora de uma partida oficial. É como botar (muita) água na planta, e pouca água também. Ele vai estar à disposição, aí, vamos sentar e ver o aproveitamento da melhor maneira possível. Se vai ser iniciando logo na primeira partida ou se vai ser depois.
Sobre a vitória na ida do mata-mata com o Caxias, Odair ressaltou a força do elenco, citando Jonatan e Camilo, que começaram a temporada fora dos planos.
— Fizemos um jogo importante, conseguimos um baita resultado. Não se ganha campeonato com 10, 11 jogadores, se ganha com o grupo. Por isto falo do grupo. Jonatan e Camilo fizeram os gols. Me sinto muito feliz com o grupo e com o comprometimento deles. Por isto as coisas acontecem, a bola bate e entra a favor para nós — declarou o treinador. — Ocorreu que surgiram situações de saída para eles saírem (Jonatan e Camilo), mas elas não tiveram um rumo. Não consigo trabalhar com ninguém que está fora do contexto. Quando as coisas ficaram dentro de um contexto, eles foram inscritos, por isto demorou mais. Digo para eles: "todos são importantes, se preparem, que um dia a oportunidade chega".
Marcelo Lomba, principal jogador do Inter, uma vez mais, ressaltou o esforço do grupo para buscar a vitória fora de casa, mesmo sem muitos de seus titulares.
— No lado individual, vou continuar com a mesma humildade de sempre, senão isso pode subir na minha cabeça. Mas no lado coletivo, vou exaltar meus companheiros. Fizemos uma grande partida, de muita entrega e determinação. O Caxias é uma equipe muito perigosa. Coletivamente, estamos muito fortes. Nada pode tirar o nosso foco — comentou o camisa 12.
Jonatan Alvez, que recebeu a sua primeira chance na temporada, tratou de agradecer a oportunidade recebida, mesmo que saiba estar com pouco espaço no elenco.
— Trabalhamos bastante, o que é bom para ajudar a equipe para ganhar. Fizemos um esforço do c... para ganhar, agradeço à minha família por sempre me apoiar, mesmo ficando fora, querendo jogar. A decisão é do Papito (Odair Hellmann), que bota os melhores. Foi merecido o gol, pelo esforço que estou fazendo também. Papito falou para entrar da mesma maneira sempre. Me deu a oportunidade, e o jogador tem de aproveitar - disse Jonatan Alvez, que no meio do ano deverá ser devolvido pelo Inter ao Junior Barranquilla (COL).
Adversário do Inter na Libertadores, o River Plate pode ter uma quinta baixa para jogar no Beira-Rio. Ocorre que na vitória de sábado sobre o Talleres por 2 a 0, em Córdoba, mesmo atuando com alguns suplentes, o goleiro Franco Armani, um dos poucos titulares em campo, saiu lesionado. Ele sentiu o músculo posterior da coxa direita, foi substituído por Germán Lux e, caso não se recupere, sequer viajará a Porto Alegre. Armani não conseguiu treinar neste domingo, quando a equipe se reapresentou. O técnico Marcelo Gallardo já não conta com Quintero, Casco, Palácios e Scocco, todos lesionados. Tudo no Inter a partir de agora é River, o clássico em vermelho e branco.