As primeiras atuações de Paolo Guerrero com a camisa do Inter não poderiam ter sido melhores. Depois de cumprir mais de oito meses de suspensão por doping, o peruano fez seu primeiro jogo com a camisa colorada contra o Caxias, no último sábado (6), e logo de cara marcou um gol. Na terça-feira (9) passada, fez mais dois e foi decisivo na vitória de 3 a 2 sobre o Palestino, que garantiu a equipe colorada nas oitavas de final da Libertadores.
O próximo compromisso do Inter será a decisão do Gauchão, contra o Grêmio. A primeira partida está marcada para o próximo domingo (14), no Estádio Beira-Rio, e a volta ocorrerá no dia 17, na Arena.
No futebol brasileiro desde 2012, quando foi contratado pelo Corinthians, onde permaneceu até 2015, quando se transferiu para o Flamengo, Guerrero já marcou 98 vezes por equipes brasileiras. Além dos três gols pelo Inter, fez 52 pelo time paulista e outros 43 pelo carioca.
E como será o histórico do camisa 9 colorado contra o Grêmio? Contra o grande rival do Inter, o peruano fez sete jogos, quatro pelo Corinthians e três pelo Flamengo. Nestes confrontos obteve três vitórias, sofreu três derrotas e conseguiu um empate. Diante do Tricolor, Guerrero marcou três gols e foi expulso em duas oportunidades — ambas na Arena, local da decisão do Gauchão.
O primeiro confronto do atacante da seleção peruana contra o Grêmio aconteceu em 31 de julho de 2013, pelo Brasileirão, no Estádio Pacaembu, em São Paulo, pelo Corinthians, que venceu por 2 a 0, gols marcados por Emerson Sheik e Paulo André. Paulo Guerrero atuou por 71 minutos e deu lugar para Alexandre Pato. Hoje técnico da Seleção Brasileira, Tite comandava a equipe paulista e Renato Portaluppi estava na casamata gremista.
Mas foi em 2014 que o peruano teve seu melhor desempenho contra o Grêmio. Em dois jogos pelo Corinthians, ele balançou as redes duas vezes. Porém, no dia 24 de agosto, na derrota por 2 a 1, em Porto Alegre, acabou levando um cartão vermelho aos 47 minutos do segundo tempo, após uma discussão.
O segundo vermelho de Guerrero em jogos contra os tricolores foi na derrota do Flamengo, por 2 a 0, em 1º de novembro de 2015, quando ele deixou o campo aos 14 minutos do segundo tempo após cometer falta e receber amarelo, e depois reclamar do árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado e levar a segunda advertência e, assim, ser expulso.
Curiosamente, os números de Paolo Guerrero contra o Inter são melhores que nos confrontos diante do Grêmio. Se contra o principal rival colorado seu aproveitamento é de 47,6%, diante de seu novo clube o peruano ostenta seis vitórias e duas derrotas, o que corresponde a 75% dos pontos ganhos. Ele marcou quatro gols contra o Inter.
Veja os jogos de Guerrero contra o Grêmio:
Corinthians
2013
Pacaembu - 2 x 0 - zaga do Grêmio: Werley/Bressan
Pacaembu - 0 x 0 - zaga do Grêmio: Rhodolfo/Bressan
2014
Arena - 1 x 2 - zaga do Grêmio: Rhodolfo/Werley - 1 gol - expulso
Arena Corinthians - 1 x 0 - zaga do Grêmio: Rhodolfo/Bressan - 1 gol
Flamengo
2015
Maracanã - 1 x 0 - gol - zaga do Grêmio: Pedro Geromel/Rhodolfo
Arena do Grêmio - 0 x 2 - zaga do Grêmio: Pedro Geromel/Erazo - expulso
2016
Arena do Grêmio - 0 x 1 - zaga do Grêmio: Pedro Geromel/Fred